Por Mirian Nasser (Tudo Sobre Secretariado)

Muitas Secretárias têm acesso às reuniões, estratégias e planos de ação de sua área, e quando têm a sensação que aquela ideia não é boa (por qualquer motivo), por que não tentar sugerir um novo plano? Se você sentir dificuldade para fazer isso, tente discutir seu argumento com algum funcionário que tem trânsito livre junto ao seu executivo, para que assim, você aumente as chances dele tomar conhecimento.

Na pior das hipóteses, pense sozinha e em silêncio, sobre a melhor saída para o problema enfrentado pelo seu chefe e equipe. Depois, quando souber o que foi decidido, confronte as decisões tomadas com o que pensou e reflita se sua ideia poderia ser aproveitada, melhorada ou bem aceita. Sem dúvida nenhuma, será um belo exercício para você se sentir mais capaz e criativa. Assim, um dia, quando sua opinião for solicitada, você se sentirá mais confiante e segura para discutir qualquer assunto.

Por outro lado, sei que não é fácil. Em geral, a equipe discorda da ideia com frequência.  Mas por que não tentar? Existem muitas maneiras de se persuadir uma pessoa e você poderá encontrar a sua.

Uma tática que costuma dar certo é fazer seu chefe acreditar que a brilhante ideia que você teve é dele e não sua. Assim a “sua” ideia será colocada em prática. É injusto, mas funciona!

Deixe bem claro que sua intenção é a de ajudar e colaborar com o crescimento da empresa. Quem sabe, depois disso, seu chefe não passe a valorizar mais você, ouvindo as suas sugestões e deixando-a mais participativa das estratégias e decisões da empresa?

Se não souber como fazer, pesquise (em jornais, internet, converse com profissionais da área, com seus professores ou mesmo leia em revistas especializadas) algo sobre o tema abordado, sobre as ações do concorrente que sua equipe não teve acesso ou mesmo tempo de ler. Não seja omissa! Mesmo que seu chefe e sua equipe sejam resistentes à sua colaboração, o pior que poderá lhe acontecer é receber um simples agradecimento de seu chefe, com a única certeza de que a sua sugestão foi descartada.

Mas pode estar certa de que, no íntimo, embora surpreso, ele percebeu que você foi proativa, dedicada, interessada pelo que acontece no departamento e que se preocupou com o desempenho da equipe e crescimento da empresa. Por isso, sempre que possível, surpreenda seu chefe e sua equipe!

“Aqui o funcionário não é pago para pensar e sim para trabalhar”

Mais uma vez, se no local onde você trabalha essa frase é constante e até já foi dita a você, repense sua situação e veja se vale a pena continuar trabalhando em uma empresa que pensa assim, pois no final das contas, essa empresa não pensa.

About The Author

Este texto foi escrito por um autor convidado. Você pode encontrar mais detalhes sobre ele (ou ela) ao final de cada texto. Se você também quer ter seus textos publicados por aqui, acesse a página "Escreva para o Produzindo.net" e saiba como você pode compartilhar suas idéias com nossa comunidade!