Com o crescimento da Internet no Brasil, não é mais possível pensar em ações isoladas de marketing e publicidade. Seja qual for seu negócio, com toda a certeza uma parcela significativa de seus consumidores é representada por usuários freqüentes da Internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis, é fundamental.

A Internet se tornou um ambiente que afeta o marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa seja na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. Assim, mesmo que você não participe dela, seus consumidores estão lá, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as da concorrência, e, finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca.

Se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio independentemente de sua vontade.

market-share-01A Internet é tão grande e dispersa que os investimentos isolados e sem coordenação invariavelmente significam desperdício de recursos. Você tem primeiro que entender todo o contexto do marketing digital e depois planejar ações coordenadas e eficientes, que estejam ligadas umas às outras, e que se realimentem, ou seja, que uma ação contribua para que a outra cresça e obtenha projeção.

Se você ler os textos sobre marketing digital que circulam na Internet, nos quais cada especialista fala sobre aquilo que entende, você terá a impressão de que o marketing digital consiste em anunciar no Google, ou talvez pense que se trata de criar um blog. Talvez falem para você sobre SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing). Finalmente, algum blogueiro de plantão poderá dizer que você deve agir imediatamente nas mídias e redes sociais.

Embora todas essas ações estejam dentro do chamado marketing digital, você deve considerar a possibilidade do assunto ser muito mais amplo, e de haver a necessidade de um olhar mais sistêmico sobre o tema antes de investir seu primeiro centavo na Internet. É como passear por todo o parque de diversões antes de escolher os brinquedos.

Assim a palavra chave é Planejamento. Você deve aproveitar o final de cada ano, e elaborar seu Planejamento de Marketing Digital. Um documento que irá dar o rumo das ações de sua empresa na Internet no curto, médio e longo prazo.

Quando você elabora seu Planejamento de Marketing Digital, você estará não só definindo o que deve fazer nos próximos meses, mas também otimizando os recursos entre as ações de Internet e também entre as ações de marketing e publicidade que você está planejando executar.

Em meu livro, “A Bíblia do Marketing Digital“, eu apresento um modelo composto por sete estratégias de marketing digital, que permitem planejar ações estratégicas, táticas e operacionais para qualquer nível de empresa. Estas sete estratégias são :

  • Marketing de conteúdo
  • Marketing nas mídias sociais
  • Marketing viral
  • E-mail marketing
  • Publicidade on-line
  • Pesquisa on-line
  • Monitoramento

O Planejamento de Marketing Digital deve abranger todas as sete estratégias, priorizando os investimentos, e definindo um cronograma de ações. O planejamento deve abordar ações de curto, médio e longo prazo, e integrar as ações de marketing e publicidade que já estão em andamento.

Assim, aproveite o final do ano e elabore seu Planejamento de Marketing Digital. Se em 2009 o Marketing Digital era importante, em 2010 ele será um grande diferencial competitivo, e para muitos negócios uma questão de sobrevivência.

(créditos da foto para kikashi:sxc.hu)

About The Author

Cláudio Torres é graduado em Engenheira Eletrônica pelo ITA, tem Mestrado em Sistemas pela USP, e fez pós-graduação em Marketing na Suécia. Atua como consultor e palestrante em marketing digital e mídias sociais, e desenvolve campanhas publicitárias na internet para várias agências de publicidade. É editor de vários blogs e portais, como o Blog ClaudioTorres e o Enochatos. É sócio de diversos projetos na internet como a InfoBot, Post Express e Brichos.

2 Responses

  1. Iuri Madeira

    Grande Cláudio ! É uma honra estar lendo esse artigo. Levando em conta que quase comprei seu livro na semana passada, sem saber quem você era, e agora venho aqui e leio seu artigo por acidente, rs.

    Mas… Concordei com você, o Marketing Digital é muito mais amplo do que todos falam por aí. Esse é um assunto que se encontra super-saturado. Parece que todo blog tem pelo menos uma postagem falando sobre SEO, e infelizmente, falam sempre a mesma coisa, rs.

    Por isso seu livro está na minha fila de compras ! E em um dos primeiros lugares, pois o assunto abordado é de extrema importância!

    Sem mais, um abraço !