Já falei algumas vezes sobre planejamento, mas esse é um assunto que sempre dá pano pra manga. Quantos de nós já nos pegamos estressados, tendo que realizar muitas atividades sem sobrar um tempinho para nosso lazer e para a família? Vários problemas decorrem da falta de planejamento e meu objetivo hoje é convencê-lo que o melhor a se fazer é planejar.

Para começar, veja abaixo alguns motivos para você se interessar em criar seus planejamentos diários/semanais:

  • Podemos reduzir considerávelmente o nosso quociente de stress. Um bom planejamento nos dá a segurança de que um plano de ação plano de ação praticável foi formulado e de que nossos objetivos serão atingidos.
  • Nos ajuda a estar preparados para os obstáculos pois parte do processo de planejamento é criar uma contingência para problemas inesperados.
  • Serve como uma forma de avaliar o nosso progresso no trabalho. Planejar as atividades do dia e da semana irão nos mostrar se você estamos ou não seguindo o programa.

“Ok, estou convencido e quero tentar. Como eu faço?”

As dicas à seguir irão nos ajudar provendo estratégias efetivas para atingir os objetivos ao final do projeto.

  • O primeiro passo para criar um planejamento bem sucedido é definir os objetivos a serem alcançados. O ideal é separar alguns minutos para botar as idéias no papel. Isso irá ajudar muito para traçar um plano de ação.
  • Definidos os objetivos, é hora de parar para pensar nas atividades necessárias para realizar cada objetivo. Escreva tudo em uma ordem lógica e estime o tempo necessário para completar cada atividade. Isso será de extrema utilidade quando você for agendá-las.
  • Defina os papéis que você irá desempenhar bem como os papéis que outros irão ter para ajudá-lo. Isso evita as redundâncias de atividades e nos faz ganhar tempo.
  • Uma vez definidos os objetivos, as atividades necessárias, as pessoas envolvidas e as tarefas que cada uma irá executar, é finalmente a hora de definir a sua agenda. O ideal é planejar não apenas as atividades da semana ou as atividades do dia, mas sim ambos. A agenda da semana irá nos dar uma posição sobre o progresso total do projeto enquanto a agenda diária irá nos informar se estamos realizando as atividades programadas para aquele dia em específico. É muito importante sermos pontuais com as atividades diárias. Só assim podemos concluir com êxito as atividades planejadas para a semana (Vê? No final das contas, um depende do outro).
  • Avalie sempre a sua performance para que seja possível determinar se você está no caminho certo. Se não estiver, é importante se ajustar e retornar ao planejado. Essa é a parte que o planejamento diário se torna mais importante. Tire alguns minutos no meio do dia para realizar essa avaliação e tome as medidas corretivas necessárias para voltar à idéia inicial.
  • Quando finalmente você terminou o projeto, compare as atividades realizadas (bem como quando foram realizadas) com o seu planejamento inicial. Isso irá ajudá-lo a saber se você fez ou não um bom planejamento, atingindo suas metas.

Depois que você começar a aplicar isso tudo, será possível ver claramente os resultados do planejamento na sua vida. Ter um plano de ação nos ajuda a verificar o nosso progresso e saber se estamos seguindo o caminho certo ou não para atingir os objetivos definidos.

Fonte: lifehack.org

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

  • Leandro

    Adoro esses posts de planos, como se organizar… só que o que mais me irrita, é como sou incompetente para realizá-los, não consigo colocar ordem nas coisas, e acabo fazendo tudo ao mesmo tempo, ou na maioria das vezes não faço nada! é incrível a confusão que faço na minha cabeça! :(

  • Matheus Veríssimo

    Acho tudo muito bonito na teoria. Porque na prática não funciona comigo. Até consigo fazer os planejamentos, mas raramente consigo executá-los como proposto no plano.

    Quem sabe com essas dicas eu não consiga diminuir os causadores das falhas nos meus planejamentos, heim?

    Abraço!

  • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

    Leandro, é tudo questão de hábito. Se force a fazer no início e quando você se acostumar, sua vida vai ser muito mais fácil. Como as dicas sugerem, comece tendo definido o que você tem que fazer durante a semana. Depois defina o que será feito em cada dia. Siga a risca o que você se comprometeu a fazer…

    Matheus, raramente funciona porque o seu propósito de seguir o seu planejamento ainda está fraco. Tente fazer o proposto aos poucos. Planeje inicialmente as atividades mais importantes e depois siga a risca o planejamento proposto. Com o tempo, vendo os resultados, você vai começar a inserir mais atividades (naturalmente) no seu planejamento. =)

  • http://blog.ciin.com.br Daniel Accorsi

    Engraçado! como temos visto artigos sobre planejamento, como disse nosso amigo: é bonito na teoria. As pessoas sentem a necessidade de ir atrás de soluções práticas para seus problemas (é tanta desorganização que se perdem no mundo das responsabilidades), então começam a ler sobre organização e planejamento. Algo que seja assim: ao ler vou resolver todos os meus problemas…infelizmente isso ninguém vai achar.

    Existem muitas teorias, visões e formas diferentes de planejamento (e organização), e estou falando de métodos práticos. “Ursinhos carinhoso” aqui e ali, promessas em livros caríssimos. Muitas são coisas boas e excelente, de verdade!! Massss na maioria quem lê não está na mesma “dimensão” do autor, é necessário fazer um trabalho pessoal antes, gerar uma consciência de mudança.

    Fica aí a dica! Pare de ler, e antes de qualquer coisa olhe pra si mesmo e se pergunte, o que preciso mudar e como vou mudar! Organize sua mente, antes de qualquer coisa.

    Eu mesmo uso uma ferramenta de organização muito simples: caderno de anotações e tarefas a serem realizadas e sinalizando quando realizadas. Quando há uma interação entre as anotações, coloco: ver item X, ver item Y. Cada item é numerado. Pronto, sou feliz.

    Abração!
    Daniel Accorsi

  • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

    Mas é justamente toda essa consciência que nós, autores, tentamos colocar na mente dos nossos leitores, Daniel.

    Passamos para a frente um pouco da nossa experiência para que todos possam usar pelo menos um pouco do que já vivemos.

  • http://blog.ciin.com.br Daniel Accorsi

    Legal Bernardo! é isso mesmo.
    Ah, e desculpe se causei mal impressão no comentário!! ao contrário, escreveu bem!! :D
    Nada como experiência vivida não é mesmo? sempre compartilho também.

    Abração!

  • Carlos Mello

    è isso aí, o negócio é se organizar, saber administrar sua vida é a melhor coisa que podemos fazer, diminuindo as preocupações constantes e muitas vezes desnecessárias, afinal tudo que é organizado funciona melhor, egixe menos e tem um resultado mais satisfatório.

  • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

    É isso aí, Carlos. Como eu disse num comentário acima, é tudo questão de hábito. Uma vida com organização sempre rende mais frutos! =)

  • Pingback: Organização e Produtividade Pessoal: 3 Dicas Essenciais em ConGestionado

  • JAIRO SILVA

    OI TUDO BEM, OLHA O PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO É IMPORTANTE MESMO EM NOSSAS VIDA, HOJE NUM MUNDO INFORMATIZADO, E ESSENCIAL, MESMO QUE NOS TEMOS PARA ASSIM FACILITAR UMA MELHOR MANOBRAS AOS DOCUMENTOS, DIA A DIA PEDE FAZER QUE VAI DAR CERTO OK

    OU ENTRE EM CONTATO

    JAIRO SILVA
    92-9129-8022
    e-MAIL jairosilva@oi.com.br

  • Almir Francisco Ambrosi

    Tah certo, devemos criar o hábito de criar objetivos, tarefas, atividades, dizem que devemos por 23 dias seguidos “se forçar” a fazer a atividade diária. O problema é o desvio do foco! O que fazer para manter o foco em nosso objetivo e não deixar que o mundo de opções que temos hoje em dia não nos faça desviar de nosso foco?

    Obrigado e um abraço!

    • Almir Francisco Ambrosi

      Agora uso mac… me planejo com prazer..

  • Marcelo

    Bom pessoal,

    Concordo com o nosso amigo Daniel, na teoria tudo e lindo e maravilhoso porém cada um sabe o que está fazendo e como está fazendo….
    Dependendo do ponto de vista de cada um não adianta ficar procurando artigos que explique como se organizar melhor..
    Vivo na prática de sei das dificuldades, o melhor e ser feliz e deixar a vida te levar..
    abraços

  • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

    O que eu acho é que se alguém está buscando uma leitura sobre organização, já existe a pré-disposição em organizar-se. A leitura é apenas a busca da forma mais eficiente de se fazer isso.

    Portanto se você quer se organizar, se planejar… Leia sobre o assunto buscando em algum autor, uma forma que você ache fácil.

  • simone gomes

    oi amigos..poxa como é bom saber q podemos contar ainda q teoricamente com a voz da experiencia, mas nas nossas vidas existe algo incontrolavel q nao se planeja: os contra tempos…e é por causa deles q as vezes mesmo planejando as coisas se perdem no caminho..

    mas é isso ai…criar habitos de palnejamento pode nos ajudar muito em alguma coisa.

    obrigado pela ajuda.

  • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

    @Simone: Até os contra-tempos podem ser planejados. Por mais que não saibamos quais serão ou se existirão, podemos deixar brechas no nosso planejamento para qualquer eventualidade que apareça.

  • http://simone_arruda_pimentel@hotmail.com simone maria arruda pimentel

    gostaria que vc manda o planejameto do mes novembro

  • Pingback: Produtividade pessoal com GTD | Produzindo.net

  • vilma k

    não sei se as pessoas ja nascem organizadas ,no meu caso sempre admiro as pessoas que fazem um bom planejamento e conseguem segui-lo a risca,porisso busco sempre pesquisar sobre esse tema para poder aprender a colocar em prática minhas ideias.

  • Pingback: SOU CURIOSA E DAÍ? » Planejamento diário e semanal. Por quê?