Muitas das micro e pequenas empresas brasileiras surgem de forma não planejada. Algumas vezes o que acontece é que o profissional, já exercendo sua função como empresário, começa a crescer e chega a tal ponto de precisar formalizar o seu negócio. Isso é bom por um lado, porque é sinal de que há crescimento da movimentação de capital, mas por outro lado pode ser ruim, pois a companhia não criou um conceito de gestão empresarial.

De qualquer forma, já existe algo essencial para manter uma empresa: clientes. Seja por indicação ou por propaganda, o serviço deste profissional criou uma imagem positiva. Mas o que nos faz pensar são os motivos que levaram aquelas pessoas a se tornar consumidores de um bem ou serviço. Em outras palavras: por que o escolhido foi a sua empresa e não a sua concorrente?

É neste ponto que está a importância de ter bem selecionado um posicionamento de mercado, que possibilite crescimento.

Destaque suas qualidades

O fato de que essas empresas foram formalizadas por causa de um crescimento não planejado pode fazer com que o empreendedor seja pouco receptivo a entender como o cliente percebe seu produto. Embora um posicionamento de mercado envolva inúmeras variáveis para ser delimitado, você pode entender melhor o seu negócio de uma forma simples e clara. Para isso, basta pensar qual a característica mais marcante do seu negócio.

No seu ramo de atuação, você pode ser barato, pode ser caro e ao mesmo tempo garantir qualidade, pode ser o de mais fácil acesso, dentre outros. Estes fatores são alguns que podem influenciar o cliente. Toda empresa tem algum fator que pesa no momento em que é escolhida para ter seu produto consumido, e uma pesquisa qualitativa pode te ajudar a entender melhor o seu próprio negócio.

Posicione-se para crescer

Entender o que você realmente vende é um passo essencial para saber quem é o seu consumidor e poder atingi-lo. Nem todas as pessoas conhecem a sua empresa. Saber quais as características que vendem o seU produto é algo essencial para dar o seu cartão de visitas em qualquer ação de comunicação.

Um exemplo bem claro de posicionamento de mercado é o supermercado Big, que se mostra por meio do seu slogan: “Sorria: seu mundo está no Big”. A empresa se destaca por oferecer tudo que é tipo de produtos que você possa vir a precisar: A VARIEDADE. Seu mundo inteiro está lá. Seu ponto forte é a diversidade, independentemente de preço ou qualidade.

Talvez hoje você ainda não sinta a necessidade de ter um posicionamento. A maioria de seus clientes seja talvez fruto de indicações e do boca a boca. Mas você quer se limitar a isso?

About The Author

Graduando em Relações Públicas pela UFRGS, trabalhou por dois anos na assessoria de comunicação da CAIXARS, com foco em relacionamento com a imprensa e comunicação interna. Hoje atua como produtor de conteúdo da EZUK Mkt Internet (Porto Alegre) e desenvolve trabalhos externos na área de desenvolvimento de conteúdo, estratégias de marketing digital e planejamento de comunicação. Além disso, é editor do blog Tiro-Livre.