Esses dias, escrevi um artigo mencionando e explicando o Princípio de Pareto. Se você não o leu, não se preocupe. Veja abaixo do que se trata:

Princípio de Pareto

Vilfredo Pareto foi um italiano político, sociólogo e economista. Em uma das suas teorias, fala que apenas 20% de qualquer coisa provoca 80% dos resultados dessa coisa, seja o que for. Trazendo para o nosso cenário, apenas 20% do nosso dia gera 80% do resultado final. Ou seja, se você evitar interrupções nesses 20%, você tende a ser até 80% mais produtivo.

À primeira vista, o princípio parece bem útil e válido. Se pararmos para pensar, sempre tem uma parcela do nosso dia de trabalho que rende bem mais do que no resto do dia. Isso se dá por vários motivos, dentre eles o cansaço mental e físico.

“Mas afinal, é ou não útil?”

Para responder a essa pergunta, faço outra pergunta: “Você consegue identificar quais ações do seu dia-a-dia se encaixam nos 20%?”

Em teoria, o princípio é mesmo muito útil. Mas pare para pensar agora: você sabe quando ou fazendo o quê você é mais produtivo? É difícil conseguirmos descobrir quais são as nossas atividades mais produtivas. Teóricamente, conseguindo identificar o período ou a atividade relativos aos 20% mais produtivos, nós conseguiríamos produzir 80% do resultado e ficar com a maior parte do tempo livre.

No meu caso específico, não é uma ação ou atividade mas sim um estado psicológico. Se eu estou com a mente fria, minha produção vai às alturas. Se eu já estou produzindo a algum tempo ou estou estressado, há uma queda considerável de produção. Por isso, no meu dia, pausas de cafezinho e de bate-papo no corredor são bem comuns. Quando eu volto para o batente, volto renovado para o trabalho e a minha produção, novamente, sobe bastante.

Muitos podem criticar essa minha postura no trabalho, mas a verdade é que eu nunca deixei de entregar um projeto no prazo ou fiz horas extras para compensar essas pausas. ;)

Acho que essa é mais uma prova de que se você descobrir como funcionam as coisas no seu dia de trabalho, você consegue ser muito mais produtivo, inclusive com as pausas para cafezinho e bate-papo.

Se você descobriu a atividade ou período que você é mais produtivo, deixe um comentário e compartilhe conosco para ajudar outras pessoas a descobrir também.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

Related Posts

7 Responses

  1. Hugo

    Talvez eu não tenha entendido direito, mas eu senti uma certa contradição no post. Uma hora diz que é bom evitar interrupções, depois diz que pausas para o café aumentam a produtividade, por isso fiquei em dúvida…

    • Bernardo Pina

      O que eu quis dizer é que, no meu caso, as pausas para o cafezinho aumentam bastante a minha produtividade quando eu volto para o trabalho. Mas isso não se aplica à maioria das pessoas. =)

  2. Sebastiao

    Eu imagino o seguinte : suponha que esteja lendo um livro, por sinal interessante, a 30 minutos, mas sou obrigado a parar por falta de concentraçao na leitura e cordenaçao no raciocinio. Os primeiros 10 minutos captei todas as mensagens que a leitura me transmitia dali para frente fui me distanciando do assunto. entao minha produtividade nesta meia hora foi de apenas 10 minutos. e assim acontece com todos os outros afazeres. um certo tempo seu comportamento e produtividade é X em seguida vai decaindo, as vezes voce reverte a situaçao e volta a ser produtivo, vindo em seguinda outro declinio e assim vai o dia e ate parte da noite. porisso quando voce da um volta mais revigorado e concentrado. este seria meu princípio de pareto ??

    • Bernardo Pina

      Seria exatamente isso. Lendo um livro, se você nota que a sua produtividade vai caindo e você vai desconcentrando, dê uma pausa. Vá ao banheiro, tomar água, café, qualquer coisa. Depois volta e comece a ler denovo. Você vai estar revigorado para a leitura.

  3. Daniel Accorsi

    Existem aqueles que saem pro cafezinho a cada 10 min., aí sim prejudica!

    Mas aquela ÚNICA “quebra” no meio da manhã e outra no meio da tarde é fundamental. Ajuda mesmo!

  4. Cristina Trama

    Para se ter um resultado proativo das suas ações deve-se concentrar apenas 20% do seu tempo em ações essencialmente importante, como planejar o dia dia. è isso?

    • Bernardo Pina

      A idéia do princípio não pode ser aplicada somente em planejamento. Mas gastar um tempinho se planejando pode aumentar a eficiência das suas atividades no decorrer dos dias.