Depois de muito pensar, resolvi arriscar fazer a troca dos permalinks do blog. Mudei a estrutura de /ano/mes/dia/post para /post. Só que encontrei problemas GRANDES no meio do caminho… Vamos lá:
Para mudar, não é simplesmente chegar no wordpress e alterar a estrutura dos permalinks. Sua indexação do Google vai por água a baixo se você fizer isso. Pesquisando um pouco, achei um plugin, aparentemente, muito interessante: o Permalinks Migration (nofollow). Feliz da vida, baixei o plugin, instalei e, por incrível que pareça, funcionou legal.
No dia seguinte, um outro plugin que eu uso, o 404 notifier, acusou uma série de erros 404. Achei estranho pois sempre foi muito incomum eu deixar passar erros desse tipo. Quando fui ver, pessoas estavam chamando o endereço: /ano/mes/dia/post/feed e estava gerando erros 404. O plugin não tinha uma falha grave, afinal.
Que que eu fiz? Voltei para a estrutura original. Assinei meu atestado de óbito…
No dia seguinte, mais do que o dobro de erros 404 apareceram. O Google já havia indexado as páginas /post. E agora? Eu estava (e ainda estou) com índices para as duas estruturas de permalinks e só estava com uma estrutura funcionando.
Depois de algumas pesquisas, cheguei à conclusão que só uma alteração no .htaccess resolveria o problema. Veja a linha que eu adicionei:
RedirectMatch 301 ^/([0-9]*)/([0-9]*)/([0-9]*)/(.*)/(.*) /$4/$5
RedirectMatch 301 ^/([0-9]*)/([0-9]*)/([0-9]*)/(.*) /$4
Agora, aparentemente, todas as duas estruturas estão funcionando. Só encontrei um problema meio chato. Se eu tento acessar os posts de um dia usando /ano/mes/dia/, ele me direciona para a página principal. Por causa disso, tive que tirar o calendário da sidebar. =(
Gostaria de saber se algum de vocês conhece alguma solução para esse problema acima. Gostaria também de registrar a minha indignação com o Permalinks Migration e deixar a dica para nenhum de vocês usa-lo.
Tenho dito!
[update] Atualizei o comando, agora funciona com o /feed ou /trackback no final. =) [/update]
Cara!
Não faz isso não!
Tenta usar os links assim ó:
http://www.url.net/categoria/post
Pelo menos pra mim não deu erro no feed dessa maneira.
=)
cara… problema resolvido por enquanto. com essa dor de cabeça que eu tive, a última coisa que eu quero fazer agora é mudar denovo. rsrs
e no mais… essa forma de permalink que eu escolhi é melhor para SEO. =)
Gostei muito da dica. Não é fácil de achar e é muito útil.
Vai mexer com quem “tá queto”!! hehe
;) brincadeira, o lado bom é que você aprendeu um monte de coisa.
Pois é… Mas pelo menos agora está quaaase do jeito que eu queria. =D
E no mais… fica a dica ae pro povão que quiser cometer o mesmo erro que eu! rs
[…] 2: O Bernardo me comunicou através dos comentários que teve alguns problemas com o plugin descrito acima. Já […]