Depois de muito pensar, resolvi arriscar fazer a troca dos permalinks do blog. Mudei a estrutura de /ano/mes/dia/post para /post. Só que encontrei problemas GRANDES no meio do caminho… Vamos lá:

Para mudar, não é simplesmente chegar no wordpress e alterar a estrutura dos permalinks. Sua indexação do Google vai por água a baixo se você fizer isso. Pesquisando um pouco, achei um plugin, aparentemente, muito interessante: o Permalinks Migration (nofollow). Feliz da vida, baixei o plugin, instalei e, por incrível que pareça, funcionou legal.

No dia seguinte, um outro plugin que eu uso, o 404 notifier, acusou uma série de erros 404. Achei estranho pois sempre foi muito incomum eu deixar passar erros desse tipo. Quando fui ver, pessoas estavam chamando o endereço: /ano/mes/dia/post/feed e estava gerando erros 404. O plugin não tinha uma falha grave, afinal.

Que que eu fiz? Voltei para a estrutura original. Assinei meu atestado de óbito…

No dia seguinte, mais do que o dobro de erros 404 apareceram. O Google já havia indexado as páginas /post. E agora? Eu estava (e ainda estou) com índices para as duas estruturas de permalinks e só estava com uma estrutura funcionando.

Depois de algumas pesquisas, cheguei à conclusão que só uma alteração no .htaccess resolveria o problema. Veja a linha que eu adicionei:

RedirectMatch 301 ^/([0-9]*)/([0-9]*)/([0-9]*)/(.*)/(.*) /$4/$5
RedirectMatch 301 ^/([0-9]*)/([0-9]*)/([0-9]*)/(.*) /$4

Agora, aparentemente, todas as duas estruturas estão funcionando. Só encontrei um problema meio chato. Se eu tento acessar os posts de um dia usando /ano/mes/dia/, ele me direciona para a página principal. Por causa disso, tive que tirar o calendário da sidebar. =(

Gostaria de saber se algum de vocês conhece alguma solução para esse problema acima. Gostaria também de registrar a minha indignação com o Permalinks Migration e deixar a dica para nenhum de vocês usa-lo.

Tenho dito!

[update] Atualizei o comando, agora funciona com o /feed ou /trackback no final. =) [/update]

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

Related Posts

6 Responses

  1. Bernardo Pina

    cara… problema resolvido por enquanto. com essa dor de cabeça que eu tive, a última coisa que eu quero fazer agora é mudar denovo. rsrs

    e no mais… essa forma de permalink que eu escolhi é melhor para SEO. =)

  2. Daniel Accorsi

    Vai mexer com quem “tá queto”!! hehe
    ;) brincadeira, o lado bom é que você aprendeu um monte de coisa.

  3. Bernardo Pina

    Pois é… Mas pelo menos agora está quaaase do jeito que eu queria. =D

    E no mais… fica a dica ae pro povão que quiser cometer o mesmo erro que eu! rs