Esses dias, navegando pelos meus feeds, vi um post muito interessante sobre um projeto que seria algo como uma “união de blogueiros”. Antes de mais nada, clique aqui e leia o post na Via6.

A idéia é fantástica. Estou encarando isso como uma resposta às críticas de jornalistas à nosso respeito, como uma prova de que somos capazes. E concordo em absoluto com isso. O único problema é que é possível que eles encarem isso como uma afronta e assim, estaremos colocando mais lenha na fogueira. Ok, e daí? =)

Como a idéia está em fase inicial, seguem algumas sugestões para o pessoal:

  1. Nome do site
    Um nome de um site tem que ser o mais simples possível e, ao mesmo tempo, dizer tudo o que se quer passar sobre o site. Não tenho ainda nenhuma idéia sobre o nome em si, mas fica aí a dica para quando forem escolhe-lo.
  2. Estrutura organizacional
    Sugiro uma estrutura parecida com um fórum: administradores, moderadores e usuários. Transpondo para a realidade do projeto, a idéia seria ter: 

    • Presidente
      Responsável pelas finanças e administração técnica do site.
    • Vice-presidente
      Co-responsável pelas finanças e administração técnica do site.
    • Gerentes ou gerenciadores
      Blogueiros responsáveis por um assunto. Irão escrever sobre o assunto e selecionar outros blogueiros que também irão escrever sobre. É recomendável que seja uma pessoa que tenha um blog ou que tenha formação técnica sobre o tema.
    • Editores
      São as pessoas que irão apenas escrever dentro de um ou mais assuntos.
    • Colaboradores
      São as pessoas que não serão efetivas. Elas poderão escrever artigos mas só serão publicadas com permissão do gerente.
  3. Estatuto
    Como o site será a criança dos olhos de muitos de nós, podem haver desavenças sobre sua administração. Sugiro a criação de um estatuto que irá definir regras de conduta para todos.
  4. Cargos administrativos
    Sugiro a troca dos cargos administrativos de dois em dois anos por intermédio de votação. Todos os integrantes da equipe terão poder de voto com igual peso, exceto pelos blogueiros colaboradores.
  5. Links
    Como essa iniciativa é uma iniciativa para divulgar a blogosfera, sugiro que o projeto tenha um link específico que irá conter links para blogs. Não somente blogs de editores ou gerentes, mas sim de qualquer blogueiro que queira que seu blog apareça lá, desde que seu blog não infrija artigos dentro da parte de “Ética” do estatuto (a definir).

Li que a idéia é lançar o projeto até dia 20/09/2007. Acho que essa data poderia ser um pouco mais para a frente justamente para se definir todas essas coisas. Geralmente, coisas feitas com pressa não saem com tanta qualidade. Esperem mais um pouco, pensem mais um pouco. Acho que algumas idéias escritas aqui merecem ser consideradas com carinho.

No mais, força, gente! Botem esse projeto maravilhoso para funcionar e contem comigo para o que precisarem!

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

  • http://mundotecno.blogsome.com Cynara

    Boas sugestões, Bernardo. Você já está participando do fórum?
    []‘s

  • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

    Já sim! Entrei hoje e deixei algumas opiniões/sugestões lá.