O que é ser lider para você? Como você encara a liderança de uma equipe?

Em primeiro lugar, ser um líder não é ser um gerente. O líder é o responsável moral pelo grupo e como tal, não exerce controle admistrativo. É ele quem o influencia a fim de atingir bons resultados. Vemos muito por aí, líderes que agem como gerentes mandando ao invés de sugestionar. Esse não é o seu trabalho.

Para ficar mais claro, trazendo essa realidade para um time de futebol, o líder da equipe seria o capitão do time. A pessoa que eleva a moral do time e o incentiva a fim de conseguir mais ânimo para ganhar o jogo.

“E o gerente?”

O gerente é o responsável administrativo pelo grupo. É ele que exerce controle efetivo sobre a equipe (quem manda), repassando as necessidades mostradas pelo cliente e estipulando prazos para que o serviço esteja concluído.

Também é ele quem responde pela equipe para o alto escalão da empresa. Se os diretores tiverem que brigar com alguém por causa de um resultado insatisfatório, será ele que irá pagar o pato e, derrepente, até julgado incapaz sendo sumáriamente cortado do quadro da empresa (o que, por incrível que pareça, é muito comum).

O que importa ao se gerenciar uma equipe sendo líder ou gerente, é a entrega do produto. Mas não é brigando com os funcionários que iremos conseguir um melhor resultado. Todos nós trabalhamos melhor e mais rápido quando estamos felizes. Portanto, se você é responsável por um grupo, pense com carinho em melhorar a qualidade de vida deles.

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

10 Responses

  1. Daniel Docki

    Bernado…
    seu blog está no meu feed
    e olhei o titulo e corri para ver

    hoje mesmo tive que tomar uma decisão meio critica na empresa, porque estava afetando o meu grupo de trabalho, tive que demitir uma pessoa, para o meu grupo de trabalho se manter estável…foi a primeira vez que fiz isso, e não quero mais passar por isso…

    acho que podemos ser as duas coisas ao mesmo tempo um lider e um gerente, se vc conseguir manter o equilibrio sobre esses dois, vc vai conseguir se dar bem com o seu grupo…é complicado, pq as vezes vc tem que pegar pesado mesmo, e a pessoa pode levar isso para o pessoal…desestabilizando todo o seu grupo de trabalho….

  2. Bernardo Pina

    Daniel, é muito difícil gerenciar uma equipe. Por isso que os salários de gerentes são maiores do que os dos funcionários. ;) Ser um gerente e um lider deveria ser o objetivo de todo gerente. Mas o que quis mostrar no artigo é o que mais tem acontecido: essa divisão entre pessoas diferentes. =)

    Em breve estarei lançando artigos sobre incentivos para os funcionários. Aguarde…

  3. jefferson

    oi, sou professor de história em escola particular e tenho 24 anos…gostei muito dos seus artigos e a forma clara como vc se posiciona trazendo a teoria para a nossa realidade prática do dia a dia…em sala de aula procuro ser mais um líder do que um gerente e vem dando certo…tenho um pouco de socialista e capitalista dentro de mim (talvez todos sejam assim) e percebo que vc trata os assuntos econômicos de forma apartidária ou faz apologia a esse nosso sistema, sem verdades absolutas e preconceitos…até…

    • Bernardo Pina

      Olá, Jefferson. Fico feliz que tenha gostado do artigo, esse é meu objetivo. Tento não assumir “partidos” porque o meu trabalho aqui é atender a todos, não a um “partido” específico.

      Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, estou à disposição! =)

      Abraço!

  4. mikaela

    Estou passando pelo um processo seletivo, as dicas estão me ajudando bastante.

  5. Maurício

    Boa noite, até então eu julgava ser a mesma coisa, lendo o texto percebi á diferença. Responda me por favor, nós já nascemos líder,ou nos tornamos líder?

    • Bernardo Pina

      Existem pessoas que nascem para serem líderes em tudo o que fazem, bem como existem pessoas que nascem para serem seguidoras.

      Mas acredito que esse fato não impede que os seguidores modifiquem conscientemente a sua forma de ser e agir para se tornarem líderes.

  6. liberato da paz

    amado muito li os teus comentarios e gosteu. porém gostaria saber se um homem poder liderar uma e administrar uma igreja?
    obrigado

    • Bernardo Pina

      O único motivo que eu vejo para que isso não seja possível é o excesso de trabalho que pode ocorrer.

      O trabalho de administração envolve muita dedicação, bem como o da liderança. Dependendo do volume de trabalho, ambos podem ser feitos pela mesma pessoa. Em casos que o volume é muito grande, sugiro dividir a tarefa com mais pessoas.