saco-de-dinheiro-thumbQuem acompanha um pouco a economia sabe que nesses últimos tempos, a bolsa de valores tem tido fortes quedas e o dólar, fortes altas. O que gera esse “fenômeno”?

Neste último sábado, ouvi essa pergunta pela quarta vez no último mês. Em todos os casos, foram novos investidores (leitores e amigos) que estão procurando conhecer um pouco mais sobre economia a fim de terem bases mais firmes para fazer seus investimentos.

Decidi então escrever um artigo sobre o assunto para compartilhar essa informação com todos. Só que logo depois de tê-lo escrito, achei um texto no Yahoo! Answers muito mais consistente do que o que eu tinha escrito. Decidi então compartilhá-lo com vocês. Boa leitura!

“Tenho uma duvida e gostaria que alguém me ajudasse a entender, em termos simples, que relação existe entre bolsa de valores e o dólar. Eu já percebi que toda vez que a bolsa cai o dólar aumenta e se a bolsa sobe, o dólar cai. Porquê acontece isso? Desde já, agradeço.”

* Resposta escrita por BARBOSA

Para que agentes estrangeiros invistam no mercado brasileiro, seja por meio de especulação, seja por meio de produção eles precisam vender suas moedas (normalmente dólares) e comprarem moeda local (no caso o real). Ao fazerem isso eles fazem com que a moeda nacional se valorize em relação ao dolar, dado o aumento na demanda. Em outras palavras, ao se desfazerem de seus dólares para comprar reais, fazem com que o preço da moeda americana caia frente ao real provocando uma queda relativa em seu valor, ou seja, desvalorização.

Uma vez que eles já tenham os reais necessarios, eles agem junto a Bovespa para comprar as ações de empresas brasileiras que atuam junto a referida bolsa. Com isso, pela mesma lei de demanda que fez com que o real se valorizasse frente ao dolar, as ações também irão se valorizar dado o aumento da procura pelos papeis brasileiros. Isso fará com que o índice bovespa se valorize.

Como nosso câmbio é flutuante, o governo não se obriga a atuar de forma tão enfática no mercado, desta forma aumenta-se nossas reservas internacionais e consequentemente ficamos mais protegidos contra eventuais crises externas, dando-nos certa estabilidade e credibilidade internacional.

Quanto mais os estrangeiros investem no Brasil, mais reais eles demandarão e com isso mais desvalorizado estará o dolar frente ao real este mecanismo explica, em partes, o porque preço do dólar e o índice Bovespa caminham em sentidos opostos na imensa maioria das vezes.

Mas ressalto que nem sempre isso acontece. Ao invés, por exemplo, de comprar ações junto a Bovespa, investidores internacionais podem comprar títulos da dívida pública no Brasil, investir na produção por meio da ampliação de unidades fabris já instaladas ou na aquisição de empresas nacionais (muito comum recentemente com o setor bancário). Nestes casos os reais adquiridos não são direcionados à Bovespa e sim para outros fins. Neste caso haverá desvalorização do dólar, mas o iBovespa poderá subir ou cair puxados por outros motivos.

Achei a explicação bem interessante e consistente. Se você ainda não entendeu, a coisa é simples: tudo baseia-se na lei da oferta e da procura. Quanto mais dinheiro brasileiro é necessário, maior o seu valor. Quanto menos, menor o seu valor. O mesmo acontece com as ações.

Portanto, se um investidor estrangeiro quer comprar ações (por exemplo) brasileiras, o preço das ações vai aumentar porque a demanda aumentou. E para compra-las, ele vai precisar comprar dinheiro nacional, aumentando também a sua demanda em relação ao dólar, o que faz o preço do dólar cair.

É isso aí. Se ainda ficou alguma dúvida, deixe um comentário e assim que der, irei responder.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

5 Responses

  1. Regina Lima

    Muito consistente o comentario acima.
    meu filho ontem me perguntou porque o dollar sobe, eu sinceramente não soube responder. Então fui pesquisar, e após muito procurar tive a felicidade de encontrar resposta para a pergunta de meu filho.

  2. Regina Lima

    Excelente site!
    O unico atraves de muita pesquisa, que pode responder ‘as minhas duvidas.(de meu filho)

  3. Elias

    Muito bom. pesquisei fenômenos mundias da economia, gênios e afins, mas você em uma linguagem menos técnica e de melhor acesso, respondeu minha dúvida. obrigado

  4. Marco Antônio

    FANTÁSTICO!!!

    Sou professor de geografia na rede estadual de SC e justamente ontem estava discutindo com meus alunos o fato do subdesenvolvimento e chegamos a questão da crise mundial…

    Pois bem… em um dado momento, discutíamos BOLSAS DE VALORES e veio a pergunta: PROFESSOR, MAS PORQUE DOLAR ESTÁ SEMPRE EM QUEDA E EM ALTA?

    Procurei e achei a resposta aqui….Fico grato pela informação e com certeza manterei este site em meus favoritos…

    Obrigado mesmo, Marco Antõnio.

  5. carlos

    Muito interessante seu artigo. Foi muito esclarecedor. Finalmente compreendí o porque de o dólar valorizar ou desvalorizar perante o real…