Uma das formas mais eficientes de se aprender alguma coisa é se divertindo no processo. É por isso que desde sempre se fazem jogos educativos para crianças, jovens e adultos sobre os mais variados temas, e hoje-em-dia não é diferente.

Como um dos principais focos do blog é finanças pessoais e investimentos, quero hoje compartilhar um jogo que simula o funcionamento de uma bolsa de valores. Se trata do Fun Trade Itaú que está disponível na fanpage Itaú Universitários no Facebook, e permite aos participantes negociar ações de empresas representados por seus amigos e demais jogadores, utilizando uma mecânica similar à do mercado de ações.

O aplicativo busca transmitir os conceitos do mercado financeiro de forma simples e didática, estimulando o interação entre os jogadores. Um dos pontos fortes do jogo são os badges (medalhas), que são distribuídos para os usuários que cumprirem determinadas tarefas e desafios.

Como jogar?

O game funciona da seguinte maneira: os participantes viram empresas que podem comprar e vender suas ações. Para jogar, o usuário deve ter um perfil no Facebook e acessar o aplicativo na fan page de Itaú Universitários ou aceitar o convite feito por amigos que já estão jogando. Ao entrar no Fun Trade, o usuário automaticamente transforma seu perfil em uma empresa, que é lançada no mercado e apresentada aos outros jogadores.

O valor das ações da sua empresa será calculado e corrigido com base na sua participação: quanto mais participação, quanto mais interações, quanto mais amigos, maior será o valor de suas ações e mais dinheiro você terá no jogo.

Interessado? Clique aqui e comece a jogar agora mesmo.