Tem coisa mais chata do que ir a uma apresentação sacal, com slides em texto cru, sem nenhuma imagem e que o palestrante apenas lê o que está escrito nos slides? Já recebeu algum arquivo de powerpoint do seu trabalho e não conseguiu lê-lo eficientemente (absorver as informações) porque era muito chato, apenas com dados e mais dados e agregando pouco ao leitor? Provavelmente todo mundo já viu algo assim.

Mas… E se você for a pessoa que tem que criar a apresentação? Como não cair no mesmo erro dessas outras pessoas e criar uma apresentação mais bonita, interativa, que chame a atenção do seu público? Há alguns segredos para isso. São técnicas que vão te ensinar a facilitar a percepção, compreensão e retenção do conteúdo que você cria, e se você está disposto a aprender um pouco mais sobre isso, há quem esteja disposto a ensinar.

O que é um Curso de Design de Apresentação

A La Gracia entrou em contato conosco para nos apresentar algumas informações sobre os seus cursos de design de apresentação. Tive acesso a informações do curso que me deixaram de boca aberta, com muita vontade de participar de alguns dos cursos. Infelizmente moro em outra cidade e me locomover para São Paulo é uma dificuldade que tenho, mas para quem mora na cidade, acredito que vale a pena entender um pouco mais sobre a ideia toda. Assista o vídeo abaixo para entender um pouco da proposta deles.

Um pouco mais sobre o curso

Com duração de 24 horas, a Oficina e o Laboratório (os dois formatos de curso da La Gracia) visam criar um ambiente leve, criativo e flexível, onde todos discutem e vivenciam as cinco etapas que ajudam a construir uma apresentação eficaz: Compreensão e Roteiro, Conceito, Design, PowerPoint e Expressão verbal e corporal.

A metodologia utilizada no curso parte da experiência de mais de 12 anos desenvolvendo projetos de apresentação e da união de princípios da semiótica e
ciência cognitiva.

“Nossa proposta é compartilhar um aprendizado que adquirimos desenvolvendo apresentações para clientes de diversos setores e ajudar nossos alunos a sofrerem menos na hora de montar suas apresentações e, assim, adquirem melhores resultados”. – diz Joyce Baena.

Por reunir profissionais de diferentes áreas, os cursos são um ponto de encontro de pessoas interessadas em colaborar e reorganizar juntos os conceitos de como se constrói uma apresentação eficaz, por isso, cada nova edição é uma evolução da anterior.

No LABORATÓRIO, os alunos tem a oportunidade de ousar e inovar. Criam uma apresentação do início ao fim e apresentam no final do curso. Os principais pontos de discussão do trabalho final são: O significado e o poder de fixação da mensagem, tanto para o apresentador quanto para o público. A clareza, objetividade, ousadia e inovação da apresentação. O fácil entendimento do conteúdo apresentado. E por fim, o alinhamento dos slides com a fala do apresentador.

Na OFICINA o foco maior está no apresentador. Em vista da grande busca dos alunos por aprimorar sua performance ao falar em público, nessa versão, além de fazer o curso em 3 dias sequenciais, o último dia é inteiramente dedicado à expressão verbal e corporal. Interação com a audiência, ritmo, gestos, voz, olhar são alguns dos temas que os alunos irão praticar em sala de aula, com ajuda de exercícios de percepção, filmagens e análise de vídeos.

Acho que quero participar, como faço?

Para participar, e obter ainda mais informações sobre os cursos disponíveis, acesse agora mesmo a página do curso clicando aqui e evolua suas apresentações para deixar qualquer um babando.

lagracia-curso-design-apresentacoes