Antes de comentar como investir em renda variável com menos risco, acho legal compartilhar um pouco da minha história. Eu, como diversas pessoas que conheço, quando comecei a trabalhar, esbanjava dinheiro. Demorei um pouco para perceber que aquele dinheiro todo que eu recebia (que hoje vejo que na verdade era bem pouco) não era infinito e que eu estava gastando mais do que eu ganhava. Precisei chegar ao ponto de ter mais de 50% do meu salário comprometido com dívidas pra ficha cair.

Demorei um pouco pra me reestruturar até que finalmente chegou o dia em que eu recebi meu salário e eu ainda tinha algum dinheiro guardado na conta que tinha sobrado do mês anterior. O que fazer com isso? Bom, minha primeira tentação era comprar alguma coisa como bom consumista que eu era. Mas acabei resistindo à tentação e resolvi investir. Mas investir em que?

A poupança sempre foi um investimento seguro, mas que também rende muito, muito pouco. Vale notar que essa foi a época em que a bolsa de valores estava no seu auge, antes da última grande crise econômica. Então vamos investir na bolsa, né?

Como todo bom leigo no mercado de ações, acabei comprando ações que já tinham subido o suficiente. Como também todo bom leigo, quando as ações caíram, eu fiquei com medo de perder muito e aceitei uma perda de cerca de 20% pra retirar meu dinheiro de lá. Fiquei decepcionado comigo mesmo e comecei a pesquisar sobre investimentos até chegar em alguns fundos que finalmente conseguiram me render alguma coisa.

Isso tudo pra falar que se nessa época eu conhecesse as EFT’s, eu provavelmente teria conseguido ter algum rendimento ao invés de perda. Mas… você sabe o que é uma EFT?

O que é e como funciona um EFT

Um ETF é um fundo de investimento que visa refletir as variações e rentabilidade de um índice de referência, e suas cotas podem ser compradas e vendidas como uma ação na bolsa. Nossos amigos do banco Itaú nos convidaram para apresentar para você o Itaú It Now.

Como funciona? Ao comprar uma ação na bolsa, você irá investir em uma única empresa de cada vez, mas, ao comprar cotas de um dos ETFs It Now, você investe em um setor ou segmento inteiro. Dessa forma, seu investimento é menos concentrado e o seu rendimento varia conforme o desempenho do setor ou o segmento que você escolheu. Além disso, o preço é menor do que comprar ações individuais na bolsa.

Alguns exemplos? Você encontra o It Now IDIV – DIVO11 e o It Now ISE – ISUS11 entre os 6 ETFs It Now do Itaú. Com DIVO11, você investe no conjunto de empresas que mais se destacaram em termos de remuneração dos investidores, dividendos e juros sobre capital próprio. Com ISUS11, você investe em um grupo de 40 empresas com melhores práticas de gestão ambiental, social e de governança corporativa.

Veja um vídeo que explica um pouco mais sobre o assunto. Se quiser, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre esse fundo.