Mesmo que sem querer, estamos sempre nos planejando. Esperamos terminar um trabalho para esta semana, pretendemos finalizar aquele projeto até o dia 4, etc. Mesmo que não seja escrito, o planejamento é inerente à organização pessoal.

Porém, se não fizermos para a semana que vem, podemos fazer para a outra semana. Ou a semana depois da outra semana. E assim vamos postergando o máximo que podemos, até que o nosso desespero resolve nos dar um sinal de vida.

Nesse sentido, além de termos um método eficaz de organização, entra a importância de se estabelecer metas. A existência de um objetivo bem definido na sua área ajuda a organizar todas as atividades que serão desempenhadas no decorrer de um determinado período bem como as suas prioridades. Mas como saber definir quais as metas corretas para cada setor?

Seria ótimo poder estabelecer que em um ano a sua empresa fosse a maior do Brasil no mercado. Mas talvez não fosse sensato, de acordo com os orçamentos e pessoas. As metas devem ser alcançáveis e desafiadoras. Metas muito simples acomodam os funcionários e muito sonhadoras os desmotivam.

metas-01

Conhecer o contexto da instituição é o primeiro passo para saber até onde a sua empresa pode chegar e é justamente por isso que um Planejamento Estratégico geralmente envolve os gestores de cada área da companhia. Para isso, é necessário conhecer o posicionamento da empresa no mercado e as possibilidades de crescimento, de acordo com os últimos anos. O ambiente externo também deve ser avaliado, como por exemplo analisar o crescimento da concorrência e como o consumo neste segmento tem se comportado.

A visão estratégica da empresa no mercado deve nortear a escolha das metas. Em outras palavras, você deve pensar sempre no objetivo principal da empresa, depois é preciso ver como o objetivo da área ajuda nisso, e por último elabora-se o Plano de Ação para que ele seja alcançado. Uma área de comunicação pode definir que a sua empresa será a segunda mais lembrada do segmento pelo público em geral no seu estado. Em cima disso, planeja quais as ferramentas mais adequadas para atingir este objetivo, como por exemplo divulgar em meios de comunicação de massa, dentre outras. Conceitos como Missão, Visão e Valores da empresa devem ser bem claros e definidos. Que tal colocá-los como fundo da área de trabalho do seu computador?

As metas devem ser vistas como uma ação de longo prazo. Para que não ocorram frustrações no percurso, é necessário que sejam estabelecidos mecanismos de acompanhamento do trabalho. Se a meta possui um ano para ser obtida, podem ser realizadas reuniões a cada dois meses, a fim de avaliar o andamento do Plano de Ação. Desta maneira fica muito mais fácil de realizar atingir os objetivos e realizar os devidos ajustes que podem ser exigidos durante o percurso. Oferecer prêmios para as áreas que mais renderem a cada mês ajuda a acompanhar o trabalho e ao mesmo tempo motivar os colaboradores envolvidos nas suas causas.

Após cada área elaborar o seu Plano de Ação, o financeiro pode elaborar o Orçamento anual da empresa. São feitos os devidos ajustes e o seu negócio tem tudo para ter um excelente ano. Afinal, como você pode gerenciar o andamento de uma empresa se ela não sabe ao certo o que procura?

(créditos da foto para woodsy:sxc)

About The Author

Graduando em Relações Públicas pela UFRGS, trabalhou por dois anos na assessoria de comunicação da CAIXARS, com foco em relacionamento com a imprensa e comunicação interna. Hoje atua como produtor de conteúdo da EZUK Mkt Internet (Porto Alegre) e desenvolve trabalhos externos na área de desenvolvimento de conteúdo, estratégias de marketing digital e planejamento de comunicação. Além disso, é editor do blog Tiro-Livre.

  • Ricardo

    Ótimo artigo. Parabéns!

  • http://www.saiadolugar.com.br Millor Machado

    Gabriel,

    Ótimo artigo. Acho que conseguir estabelecer metas realistas é uma das tarefas mais difíceis dentro de uma empresa. A forma que você abordou o assunto foi muito boa.

    Mais especificamente sobre o momento de começar uma empresa, recomendo esse texto: Como definir prioridades ao começar uma empresa

    Grande abraço!

  • http://moizazine.blogspot.com MoizaCARTUNS

    Estabelecer metas é o primeiro passo de tudo! Qualquer empreendimento arriscado necessita de metas, de plano de ação. Sei bem o que é isso, mas, infelizmente, não consigo ser organizado o bastante. Sou do tipo que costuma procrastinar… e ainda não aprendi a ser diferente.

    Acho que li por aqui, em algum lugar… abrir uma empresa não é tão dificil. Mas mantê-la funcionando direitinho durante longo tempo, sim, é desafiador. E necessita de metas!

    Ótimo artigo, cara!

    Abraços o/

  • IRANEIDE

    GOSTARIA QUE VC MIM AJUDASSE COMO FAZER UM SEMINARIO DIAGNOSTICO DE UMA EMPRESA POR EXEMPLO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE CERAMICA DE TIJOLOS, QUERIA QUE VC MANDASSE ALGUMA COISA A RESPEITO DE DIAGNOSTICO