Sim, o tema de hoje é bem clichê. Mas ao mesmo tempo, é bem pertinente, pois a gente sempre acaba fazendo certas coisas sem notar que podem atrapalhar um pouco (talvez muito). Ah, você acha que não? Então vamos lá.

O currículo

A verdade é que a sua entrevista de emprego começa no seu currículo, quando o empregador o recebe mais especificamente. Independentemente de você mandar o currículo antes ou depois do contato pessoal com o entrevistador, é importante você saber demonstrar estar focado na área que almeja a vaga. Se você for tentar uma vaga para uma área financeira, saiba dar destaque para as suas experiências e características voltadas para isso.

Não precisa colocar seu CPF, sua carteira de motorista, foto ou experiência como carpinteiro. O que será analisado é o quanto você é bom naquela área – e saber colocar isso no papel pode ser essencial para conseguir a vaga. Por isso, não tenha um currículo pronto padronizado, mas adapte ele sempre conforme a vaga que você quer concorrer.

A postura

entrevista-02Se vestir bem sempre causa uma boa impressão? Não. De que adianta eu ir de terno se procuram um profissional para ser Office boy ou cozinheiro? Saiba ser natural e, principalmente, adequado conforme a função que irá exercer futuramente.

Em lingüística, diz-se que não existe falar “certo” ou “errado”. Que na verdade, você deve julgar se a informação foi bem entendida e ao mesmo tempo não foi inadequada com o ambiente. Em outras palavras, você não precisa ser muito formal, mas também não precisa bancar o velho amigo de infância do entrevistador.

Se eu lhe falar que sou honesto, você acredita? Não, você não me conhece, oras! Na entrevista é a mesma coisa. Você falar que é honesto talvez não surta o mesmo efeito do que você dizer que já fez ações de voluntariado. Tente expor suas qualidades por meio de ações que você desempenhou, e não simplesmente jogando informações que no fim não possuem um bom embasamento.

A entrevista

Calma, não fique nervoso!! Se você está na entrevista e sabe que tem plenas condições de conseguir a vaga, então não tem motivos para se preocupar. Peça uma água e pense com calma antes de falar. Mas antes, sempre cumprimente o entrevistador, que é uma pessoa de carne e osso como você.

Como eu já disse em um outro post, existem três pontos que serão analisados: conhecimento teórico, experiência na área e sua iniciativa. Existem profissionais excelente no mercado, mas que não são pró-ativos, assim como existem trabalhadores que montaram seu sucesso muito mais em sua vontade de crescer do que no sue conhecimento teórico ou experiência anterior. Saiba demonstrar esses três pontos, ou compensar a falta de algum deles com outra característica positiva em demasia.

Você é perfeccionista? Que ótimo, não? É, seria ótimo se fosse verdade. Caso lhe perguntem um defeito o entrevistador quer saber o quanto você conhece de si mesmo. Todas as pessoas possuem vários defeitos, e não tenha vergonha de falar suas fraquezas, entretanto sempre fale logo após o que você tem feito para melhorar essa carência. Além do mais, perfeccionismo é qualidade.

Após a entrevista

Sim, é um momento tenso. É pior do que vestibular, porque na prova você pode contar o seu gabarito. De qualquer forma, sempre agradeça ao entrevistador, mesmo que tenha sido sua pior entrevista. Saiba que não é feio ligar perguntando como ficou o processo seletivo, se eles já possuem um posicionamento. Isso mostra o quanto você está interessado em lutar por essa vaga, e é um sinal de que vai ser um profissional. Porém, evite ser inoportuno ligando seguidamente, pois ninguém gosta disso.

Pegue os classificados e boa sorte!

About The Author

Graduando em Relações Públicas pela UFRGS, trabalhou por dois anos na assessoria de comunicação da CAIXARS, com foco em relacionamento com a imprensa e comunicação interna. Hoje atua como produtor de conteúdo da EZUK Mkt Internet (Porto Alegre) e desenvolve trabalhos externos na área de desenvolvimento de conteúdo, estratégias de marketing digital e planejamento de comunicação. Além disso, é editor do blog Tiro-Livre.

2 Responses

  1. isabella

    Eu quero me formar em administração e estou com muitas duvidas em o que vestir para uma emtrevista.Obrigada pela atenção