A melhor resposta para a pergunta do título é: depende. São vários fatores que levam ou não à necessidade de conhecermos mais sobre as opções disponíveis no mercado.

Certa vez, conversando com o editor do Produzindo, meu amigo Bernardo Pina, ele me lembrava que, antes de ser investidor, é preciso ganhar dinheiro para se sustentar e, ainda, saber administrar o orçamento de modo que sobre algo para investir. Temos, assim, um primeiro fator: Para quem ainda não ganha dinheiro e para quem não tem o orçamento equilibrado, não interessa conhecer as aplicações financeiras, certo? Mais ou menos! Se você não ganha dinheiro, mas se seus pais ganham, se o seu dinheiro não sobra, mas se o dos seus familiares sobra, sim, há motivo para entender de investimentos. No mínimo para auxiliá-los na tarefa de investir.

Vamos agora para quem já passou das fases iniciais. Nesse caso, mais uma vez, o conhecimento do mercado financeiro pode ser ou não necessário. Se você tem alguém de sua extrema confiança que se interesse pelo assunto, não é preciso que você perca seu precioso tempo aventurando-se por textos que tratem do tema.

Por outro lado, se não é este o seu caso, você deveria procurar mais informação sobre investimentos. Motivo? Há muita gente de olho no seu dinheiro e, quem não cuida dele de perto, acaba o deixando escapar nas “pequenas” coisas.

Pensando nisso e no fato de que muitas vezes não temos interesse em abrir demais o leque de aplicações, resolvi criar a série “Aplique para mim”. A série possui dois livros que são distribuídos no formato eletrônico (e-book). No livro Tesouro Direto, explico os detalhes deste sistema de negociação e dos riscos e títulos disponíveis para esse tipo de aplicação. No livro CDB faço basicamente a mesma coisa, com enfoque na negociação com a instituição financeira.

Com os dois livros é possível tomar conhecimento suficiente sobre cada um desses investimentos (você decide e foca a sua informação) sem ter que ler livros volumosos e mais abrangentes. Outra  vantagem desses textos é que eles foram escritos de forma independente, o que assegura que o beneficiário dos resultados nas aplicações nesses produtos seja primordialmente você.  É certo que haverá taxas a pagar, mas discuto algumas formas de minimizá-las.

Se você estiver em uma das condições que indiquem a necessidade de tomar conta do próprio dinheiro, vale a pena conferir.

Atenção!

Estamos com uma oferta especial aqui no Produzindo.net para a aquisição dos dois livros. Conseguimos um desconto de 10% até o dia 15/05/2010 para quem comprar ambos os livros, pelo valor módico de R$18,00. Com certeza é um excelente investimento. Para comprar, clique no botão abaixo.

About The Author

Hoje doutor em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e escritor, iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1989. Foi trainee, gerente de produtos, gerente de marketing e gerente regional do segmento pessoa física de um banco privado. Trabalhou no Banco Central do Brasil, onde exerceu atividades voltadas à regulação de bancos na área de risco de mercado, derivativos de crédito, banco eletrônico, dentre outros. Além de escrever para diversos veículos de mídia, também escreve no seu blog pessoal.