Nada melhor para inaugurar o novo blog do que mais um artigo da série: “Terminou a faculdade! E agora?”. Hoje iremos falar sobre MBA.

Muita gente não tem nem idéia do que significa a sigla ou do que se trata o curso. MBA é um termo que vem do inglês e significa Master of Business Administration. É um curso voltado para administração de negócios. Foi criado nos Estados Unidos com grau de mestrado (stricto-sensu), porém no Brasil ele é classificado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) como especialização (lato-sensu).

Uma das grandes vantagens do curso é que ele capacita o profissional a atuar como executivo no seu segmento. O fato do profissional ter um diploma de MBA diz ao empregador que ele tem capacidade profissional para se tornar um executivo na empresa, e isso é sempre bem visto.

É possível escolher uma entre várias áreas de especialização. O curso foca na administração em um determinado segmento de mercado, o que torna o curso mais aplicável para o profissional. Suas principais áreas de especialização são: finanças, ti, marketing, logística, recursos humanos e agronegócio.

Os pré-requisitos para se ingressar no curso variam de instituição para instituição. Há locais que exigem apenas a conclusão do nível médio (o que faz, para mim, perder totalmente a credibilidade). Há outros locais que exigem graduação em nível superior, experiência profissional de 3 anos e entrevista com o profissional.

O custo do curso é alto e varia muito. Mas se pensarmos nos benefícios que ele irá trazer para o profissional e que ele está na mesma faixa de valor de uma faculdade, é um ótimo custo-benefício.

No próximo artigo iremos falar sobre Mestrados. Até a próxima!

Outros artigos da série:

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

3 Responses

  1. Bruno (TaRuGo`)

    MBA realmente é algo que me chama atenção para o Futuro…

    Após Mestrado, Doutorado, PHD… fale um pouco sobre cursos soltos e principalmente (que quero mais saber) sobre Essas graduações ou pós mesmo no exterior, o que podemos encontrar lá fora.

    O Que seria melhor? =D

    um Abraço