crescimento-profissional-thumbNo mundo corporativo, existem dois tipos de profissionais:

  1. O profissional acomodado
  2. O profissional que quer algo mais

Se você está lendo esse artigo, provavelmente se encaixa na segunda opção. Crescer não é fácil e as vezes precisamos de um empurrãozinho para atingirmos nossos objetivos.

Hoje quero dar algumas dicas para que você acelere o seu crescimento profissional e expanda seus horizontes. Vamos lá?

Não subestime o networking

Manter um bom relacionamento com pessoas de diversas áreas e níveis, aumenta consideravelmente a sua chance de crescimento profissional. Além de você conseguir enxergar novas oportunidades (vagas), as pessoas não tão próximas também vão enxergar você e, dependendo do seu desempenho, enxergar em você uma oportunidade.

Diversifique sua experiência

Um dos maiores ensinamentos que eu tive na minha carreira foi: “Antes de pensar verticalmente, pense horizontalmente”. Ou seja, antes de você querer crescer, você tem que ter um certo conhecimento sobre outras atividades que não são comuns no seu dia-a-dia. Um gerente precisa ter um conhecimento técnico (básico que seja) de todos as áreas que gerencia e sobre as áreas que precisa lidar diariamente. Caso contrário, será muito fácil te passarem a perna e sua cabeça rolar. Lembre-se… Quanto maior o seu nível/posição, maior o risco que você corre.

Planeje o seu crescimento

Antes de mais nada, é de extrema importância que todos saibam criar e executar planejamentos. Para treinar isso e dar uma guinada na sua carreira, identifique as áreas em que você se destaca, valorize-as! Descubra os conhecimentos que lhe faltam e procure adiquiri-los seja através de estudo autodidático, de um curso pela internet ou ainda de um curso de graduação (ou pós).

Dedicação é fundamental

Nada vem de graça. Dedicar-se ao trabalho é fundamental mas isso não significa que você tenha que fazer dezenas de horas extras para fazer suas realizações, pelo contrário! Quanto mais você fizer em menos tempo, mais você será visto.

Essa dedicação que os chefes procuram não é apenas mostrar um bom serviço. Uma pessoa que está constantemente bem informada, atualizada com o mercado e bem disposta é sempre melhor vista.

Não tenha medo de exposição

Como já diria o velho ditado: “Quem tem boca, vai à Roma”. Se você não mostrar as suas conquistas para seus superiores, eles não irão lhe dar o devido valor. Se você também não mostrar o interesse por uma vaga num posto acima do seu, será mais difícil de consegui-lo.

Esteja no lugar certo

Um estudo da revista Harvard Business Review concluiu que:

  • Os executivos tem mais chance de promoção em empresas que estão em maior crescimento.
  • As empresas que se mantém a mais tempo nas listas de melhores empresas para se trabalhar geralmente oferecem vários benefícios de desenvolvimento pessoal e profissional para seus funcionários.
  • A área de finanças é a área mais promissora para chegar à sala da presidência.
Portanto, observe cuidadosamente a empresa que você trabalha, a sua colocação no mercado, os benefícios oferecidos, etc.

Seja um chefe líder

Quando chegar a sua hora de ser chefe, procure não ser um chefe que todos tenham medo mas sim um chefe que todos respeitam. O bem-estar da equipe é fundamental para que o rendimento do trabalho seja sempre bom.

Cumpra o que você prometeu

Seja realista quanto aos prazos que você dê. Ninguém gosta de pedir a realização de uma atividade, aguardar a data prometida e não ver nada realizado. Se não é possível entregar algo no prazo que lhe foi pedido, fale a verdade e diga que não é possível, mas que você irá tentar.

Crescer não é fácil e exige muita dedicação, mas todos nós podemos conseguir. Espero que essas dicas tenham ajudado. Se você tem alguma outra dica interessante, deixe um comentário!

Fonte: Coleção Cresça com a VOCÊ S/A

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

  • http://www.elevadoresmais.com.br William

    Parabéns pelo post!

  • Pingback: bernardopina no diHITT

  • Edmael Silva

    Muito interessante!
    Dicas como estas são cada mais imprescindíveis se quisermos um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

  • Pingback: 7 dicas para seu crescimento profissional at Felipe Oliveira

  • Francinalva Barbosa

    Evite picuinhas: evite fazer qualquer tipo de comentário relacionado a pessoas ou a fatos ocorridos dentro e/ou fora que não contribua para seu crescimento, não leve e traga fofoquinhas. Se não puder fugir… ouça, mas evite comentários e passa-los adiante. Selecione as pessoas com quem conversar.