Chega um momento na carreira de um profissional de TI que ele faz uma escolha, muitas vezes até inconscientemente. Meu exemplo aqui vai ser em termos de layouts web mas isso poderia ser aplicado a muitas outras coisas.

Me diga sinceramente: você prefere um layout limpo ou um layout cheio? Muitas pessoas adoram socar imagens numa página e esquecem que ainda existem usuários com internet discada. Fica bonito? Fica, muitas vezes fica. Mas é possível fazer um visual muito bonito com poucas imagens ou imagens bem leves. Com cada vez mais recursos, o CSS vem ajudando muito nessa parte. Hoje é possível até fazer divs com cantos arredondados, coisa que antes somente era possível com imagens. Fora que dependendo do cliente, ele vai gostar mais de um layout limpo e um carregamento rápido do que um monte de imagens na tela.

Claro que sempre irão existir usuários que terão necessidade de ter um visual mais carregado (exemplo tipico, site de bandas), mas aí ja vai mais na questão do que o cliente deseja. Tudo gira em torno da necessidade do cliente.

elefante-warningJá vi muita gente usando ferramentas robustas para desenvolver sites pessoais. Para quem conhece Java, ja vi gente usando EJB para criar um blog. Para quê? Como dizem por aí, é como usar um canhão para matar um mosquito.

Quando você for criar um sistema novo, faça uma análise completa levando em consideração o tamanho do sistema, a sua produtividade, as tecnologias empregadas e a velocidade que o sistema irá funcionar variando de uma pra outra. É um bom começo.

Até a próxima!

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.