Neste site você pode encontrar muitos textos sobre o desenvolvimento profissional. Esse é um assunto muito procurado pelas pessoas a fim de melhorar cada vez mais o seu perfil profissional, mas você já parou pra pensar em quantos sintomas negativos – tal como tristeza, angústia e desânimo – que fazem parte do dia-a-dia do trabalhador?

Os principais afetados são os jovens que estão se iniciando no mercado de trabalho e que ainda não aprenderam a lidar com os vários fatores que levam à esses sintomas, tal como:

A distância da Família

Muitos são obrigados a sair de casa e partir para uma nova cidade em busca de novas oportunidades. Quando se deparam com as primeiras dificuldades, logo vem a saudade da família e dos amigos.

Cobranças

Por estar se iniciando no mercado de trabalho, o jovem pode ainda não ser capaz de lidar bem com as exigências que lhe são feitas, o que gera ansiedade e pode levar à depressão se não forem bem administradas.

O retorno financeiro

Trabalhamos com o objetivo de ganhar dinheiro. Mas e quando essa necessidade natural vira exagero? Será que essas “coisas” são realmente capazes de trazer a felicidade? Busque outras razões para seguir em sua carreira profissional além do retorno financeiro. Trabalhar com o que você gosta e ter prazer com isso melhora muito a sua qualidade de vida e traz um retorno mais duradouro, o que contribui bastante para se ter uma carreira sólida.

A Extrema Competitividade

A competitividade faz parte do cotidiano profissional. Mas, muitas vezes, faz com que se ultrapassem limites éticos ou morais na busca por uma oportunidade profissional. O que você, leitor, acha disso? Será que toda essa competitividade vale a pena?

O trabalho e o dinheiro têm sua importância, fazem parte da vida. Mas como vai você, fora do trabalho? A vida é uma só, ela inclui o profissional e o pessoal. Qual a importância da família, dos amigos? Os que moram distantes de seus familiares devem ter alguém com quem podem conversar e confiar. E por último, mas julgo eu, ser o mais importante, devemos ter o equilíbrio espiritual. Não podemos deixar que o trabalho, que a loucura pelo dinheiro, sucesso ou status, nos afaste de nossos princípios e valores.

  • Pingback: Tweets that mention Sintomas de um mundo Globalizado | Produzindo.net -- Topsy.com

  • http://www.upadejc.blogspot.com Denielly Scherrer

    Muitíssimo interessante a forma que mostrou as dificuldades que os novatos no mercado encontram, se tivessemos mais textos como esse com certeza eles criariam uma base emocional e psicológica mais preparada para a pressão e a cobrança decorrentes do próprio processo de crescimento profissional… Parabéns Rômulo, essa matéria ajudará muitos! :D

  • Pingback: Café da tarde - Semana de 28 de maio de 2010 | Vivendocidade

  • Mariana Rodrigues

    Queria Parabeniza, o autor Romulo Souza, pela querida atenção que ele da aos jovens que vão ao mundo por um elo profissional e que tem dificuldades começando pela momento dificil em que se tem ao sair de casa e ficar longe dos familiares das pessoas que gosta, ao falar das cobranças que é o que mais aconteçe quando se busca a independencia.