Você alguma vez já parou para acessar o Windows Live SkyDrive? Eu ainda não tinha parado e deixei para acessar o serviço logo antes de eu escrever esse post para que as minhas críticas e elogios ficassem na ponta da língua. Antes de mais nada, gostaria de lembrar-lhes que esse post faz parte da ação de lançamento do Windows 7, o qual estamos participando, e que esse fato em nada modifica a minha opinião sobre o sistema (que estou prestes a compartilhar com você). Dito isso, vamos lá!?

O que é o SkyDrive?

Windows-Live-SkyDrive-Evolves-2Explicando de maneira bem simples, o SkyDrive é um serviço gratuito de armazenamento online que faz parte da platadorma Windows Live. Isso significa que podemos hospedar de graça até 25gb de qualquer tipo de arquivos e acessá-los de qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet. Eu passei a utilizar o serviço nessa semana e ele já me foi extremamente útil quando eu estava na rua e precisei de alguns arquivos do blog que estavam no meu computador de casa.

“Só isso?”

Sim e não.

O que tem de bom?

Bom, uma das coisas que eu gostei na interface web do serviço é a facilidade de uso. Utilizando a sua conta do Windows Live, você pode acessar o serviço gratuitamente (essa para mim é a melhor parte) e colocar lá até 25gb de arquivos que são separados em 3 tipos de pastas:

  • Pastas privadas
    Nas suas pastas particulares, você pode colocar seus arquivos pessoais e somente você poderá acessá-los. É possível ainda proteger tudo com senha, o que garante uma proteção extra se você costuma sair da frente do computador sem dar logout nos serviços que você utiliza. ;)
  • Pastas públicas
    As pastas públicas são acessíveis à qualquer pessoa. Você pode utilizá-la para distribuir seu currículo, seu trabalho e outras coisas mais.
  • Pastas compartilhadas
    Essa é uma funcionalidade bem legal, mas que qualquer serviço decente de compartilhamento deve ter. Com as pastas compartilhadas você pode criar arquivos em colaboração com outras pessoas. Você pode, por exemplo, uma planilha e, em conjunto com seus amigos, ir alterando e atualizando ela.

Temos ainda a integração com o Internet Explorer, através de uma toolbar, e com o pacote Office 2003/2007. Usando o Office, você pode salvar seus documentos diretamente para a sua conta na Live, o que eu acho algo bem legal e útil. Se não tiver o Office, você pode usar a toolbar do InternetExplorer para subir os arquivos!

O que ainda está faltando?

Bom, o básico (que eu mostrei acima) funciona perfeitamente, mas se quisermos algumas funcionalidades a mais, ficamos com as mãos abanando. Veja uma lista de funcionalidades que a Microsoft não implementou e que me fez bastante falta:

  • Integração apenas com o Office e Internet Explorer
    Apesar dessas integrações serem legais, não é legal não termos um software decente de upload dos arquivos tal como o Flickr possui. Ouvi falar que existe o Windows Live Upload Tool, mas tal como o Borbs do Judão, eu também não o encontrei em nenhum lugar acessível para download.
  • Backup automatizado
  • Gadgets para a barra lateral
    Como assim não tem nenhum gadget oficial!?

Eu vou continuar usando? Recomendo a você usar?

Eu vou continuar usando porque, mesmo com as pequenas grandes falhas, o serviço continua sendo extremamente simples de se usar, gratuito e seguro. Se você usar Windows, recomendo sim você a usá-lo, mas se usar Macs, pense com carinho no Dropbox (mas isso já é tema para outro post).

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.