Quantas vezes nós vimos na ficção e na realidade, pessoas que se tornaram extremamente bem-sucedidas na vida profissional, mas acabaram destruindo a sua família e a sua vida social? Eu conheço vários casos reais e digo: não é fácil conciliar ambos de forma equilibrada. Para tratar esses e outros assuntos que chega as prateleiras o livro “Sonhar Acordado”, de Raul Rosenthal.

Informações sobre o livro

livro-sonhar-acordad-raul-rosenthal
Título: Sonhar Acordado
Autor: Raul Rosenthal
Número de páginas: 296
Editora: Virgilia/ Saraiva
ISBN: 9788502085251
Preço médio: R$47,00

Clique aqui para comprar esse livro

Uma experiência de vida

No livro, “Sonhar Acordado”, o autor apresenta conceitos e idéias, com passagens recheadas de casos vividos por ele ou por seus conhecidos ao longo de sua vida profissional. “Há anos ensaiava escrever. Desde meus tempos de professor tenho contato intenso com os jovens. Nas empresas sempre me mantive próximo a eles, pois é empolgante ver um talento se aperfeiçoar. Hoje tenho ex-trainees na presidência de várias empresas. Mas não foi especificamente para esses que escrevi, foi para os que ficam pelo caminho.”.

A crise como vilã ou como oportunidade?

O livro já estava pronto no final do ano passado, mas foi reescrito em função da crise mundial. “A crise trouxe de volta o conceito de que ganhar dinheiro é conseqüência de muito trabalho, dedicação e prazer. Não precisei mais bater nesta tecla. Trabalhei então os principais elementos que julgo necessários para quem busca se desenvolver por meio do trabalho”, esclarece o autor.

“Os jovens estão um pouco perdidos com relação à sua carreira. Quando eu ocupava o lugar deles, bastava encontrar uma boa empresa e se dedicar enquanto hoje isso já não é mais suficiente. Os objetivos estão um tanto quanto turvos. Muita gente tem boa faculdade, pós-graduação, fala línguas, mas por que alguns se destacam e outros não? O que diferencia a carreira profissional de um jovem do outro?”.

Equilíbrio, sonhos e sucesso

Esses questionamentos levaram Raul Rosenthal a dividir o livro em duas partes. A primeira aborda a gestão como um todo, os conceitos simples mas muitas vezes esquecidos que já fizeram muitas empresas grande desaparecerem. Na segunda, os elementos individuais tal como: Sonhos, Coragem e Paixão, Determinação e Disciplina, Intuição e Sociabilidade. Essa segunda parte introduz no universo corporativo essas palavras que são negligenciadas com facilidade e causam problemas pessoais e familiares para os executivos, tornando o livro bastante útil também para os jovens de 40, 50, 80 anos.

Raul lembra aos leitores que existem outras realizações tão ou mais importantes que ganhar dinheiro, mas que estão sendo deixadas de lado. “A satisfação do trabalho bem feito, o reconhecimento profissional, a autoestima, todos esses fatores são tão importantes quanto o sucesso financeiro de um profissional. Os fatores e valores estão invertidos e a família não deve ser esquecida, pois é a grande base da vida”.

Avaliação final

Se queremos ter sucesso em qualquer área da nossa vida, é importante que aprendamos não só com as nossas experiências de vida, mas também com a experiência das pessoas que nos cercam. O livro é um apanhado da vida do autor e lê-lo traz grandes ensinamentos que nos ajudarão a ter sucesso na vida profissional e pessoal.