Hoje nós iremos começar uma nova série de artigos. A idéia é dar dicas de ferramentas que nos ajudam a realizar melhor as atividades do nosso dia-a-dia, e vivendo no mundo que vivemos, estando cada vez mais inseridos no mundo tecnológico, não tem porque não fazer um uso melhor dessas ferramentas. Hoje iremos falar um pouco sobre a nossa agenda de contatos.

Agenda de contatos no celular?

Em uma pesquisa que fiz entre 20 amigos meus, 19 amigos guardam a sua agenda de contatos na memória dos seus telefones celulares. Apenas lá. Bem, nada contra ter os seus contatos na memória do celular, é até altamente desejável, já que muitas vezes é necessário acessá-la para poder efetuar ligações. Mas será que vale a pena tê-los apenas lá? O que acontece se o seu celular, por um infortúnio, cair dentro da piscina ou do vaso sanitário? Você perde todos os contatos? Por favor, não cometa nesse erro.

Backup! Solução para alguns, problema para outros.

Quando questionei esses mesmos amigos sobre a manutenção de um backup dos seus contatos, apenas 5 deles afirmaram que fazem backup da sua agenda, mas quando os questionei sobre a periodicidade que o backup é feito, o problema ficou nítido: o backup mais recente tinha mais de três semanas de idade. Alguns haviam sido feitos apenas uma vez, meses atrás. Nesse espaço de tempo já haviam sido adicionados novos contatos e muitos outros alterados.

Backup é sim uma boa solução, mas apenas se você não tiver uma opção melhor (como a que vou apresentar abaixo) e mantiver uma certa regularidade ao fazer os backups. Aconselho um período uma ou duas semanas (no máximo) entre os backups para que não ocorra nenhum problema.

Agora, se você é um felizardo que possui um smartphone, há uma solução muito mais prática e segura.

A minha salvação

Já aconteceu de eu perder todos os meus contatos algumas vezes durante a minha vida. Na última vez, que aconteceu no início desse ano, fui em busca de uma solução para os meus problemas. Acabei me deparando com o Google Sync, por indicação do meu amigo Bruno Sant’Ana.

O Google Sync é uma ferramenta que sincroniza os seus contatos armazenados no Google com o seu smartphone. Tudo o que você precisa é ter um aparelho que consiga acessar servidores Microsoft Exchange e fazer a configuração necessária. Na própria página do Google Sync há tutoriais para pessoas que possuam um iPhone, BlackBerry, Nokia, SyncML e/ou algum aparelho com Windows Mobile.

ATENÇÃO: Não é objeto desse artigo mostrar como é feita a configuração, mas sim apresentar uma solução prática para manter um backup sempre atualizado dos seus contatos.

Quem não possuir um smartphone, pode usar o Google como backup inserindo manualmente os seus contatos, ou simplesmente utilizar algum software que os salve em um arquivo (normalmente as grandes marcas disponibilizam programas que fazem isso).

Você conhece alguma outra boa solução e/ou ferramenta? Como você lida com os seus contatos? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

  • Cláudia

    Antes de mais nada, parabéns pelo seu blog. Assino o RSS e gosto muito de seus artigos. Amo o Outlook e os smartphones que tem o Windows Mobile. Guardo todos os meus contatos, calendário e tarefas no computador do trabalho (no outlook) e sincronizo diariamente com o meu smartphone. É perfeito para mim!

  • Affonso

    Olá
    Eu atualmente utilizo o Google Sync também.. pra mim é mto útil e satisfatório..
    Porém, quando eu instalei, fiz uma burrada e apaguei todos os contatos, e o pior, eu não tinha backup!
    Mas aprendi a lição, e hoje fica tudo na segurança!
    hiaehiea
    Abraços

  • Márcio

    Pra quem tem iPhone (não sei se pra outros aparelhos esta disponível) existe o iDrive. Aplicativo free, que realiza backup e restauração de contatos no iPhone.
    Abraços!