Vivemos hoje uma realidade em que há cada vez mais pessoas com curso superior no Brasil. Esse é um ótimo panorama, longe de mim falar o contrário. Sinal que a educação especializada está finalmente alcançando mais pessoas, Brasil a fora. Porém, você já parou para pensar nas consequências disso para quem já está no mercado de trabalho?

A concorrência

Falando da maneira mais simples possível, quanto mais pessoas formadas, mais concorrentes ao pleitear uma vaga. São milhares de pessoas que adquirem o nível superior todos os anos e muitas são concorrentes em potencial.

De vez em quando sou escolhido para fazer a seleção de candidatos a uma vaga na empresa em que trabalho. Muitas vezes são dezenas, até centenas de currículos. Pude notar que recebo currículos de pessoas cada vez mais especializadas. Para se ter ideia, é comum receber um currículo mais especializado, em um curto prazo de tempo, de uma pessoa que não tenha passado em uma seleção passada por falta de alguma especialização. Ou seja, ela está estudando e se atualizando sempre. Ponto positivo para ela!

Mas então o que fazer para não ficar pra trás?

Não pare, continue investindo em si mesmo

É isso mesmo. Não é porque você terminou a faculdade que você tem que parar de estudar. Se você quer crescer na vida e quer chegar a algum cargo de confiança um dia, é necessário continuar estudando. Quanto menos tempo passar desde o término da faculdade, maior será o pique para continuar os estudos. Quanto mais tempo passar, mais acomodados poderemos ficar e mais difícil será encarar os estudos.

Aproveite o tempo livre e estude algumas opções para se especializar.

Opções, opções e opções…

Logo quando começamos o blog, fizemos uma série de textos que apresentou várias alternativas para os recém-formados continuarem os seus estudos. Veja abaixo algumas opções com a explicação do que é, como funciona e para que serve em cada uma delas.

Dica para quem mora em São Paulo e São Caetano do Sul

O Instituto Mauá de Tecnologia, presente nas cidades de São Paulo e São Caetano do Sul, está investindo pesado nos cursos de graduação e pós-graduação que oferecem. Para se aproximar mais dos alunos e futuros alunos, criaram um blog com um conteúdo fantástico para ajudar estudantes no seu dia-a-dia, bem como para ajudar quem ainda não está fazendo uma graduação ou pós. Veja alguns dos posts que eu mais gostei:

Tem alguma dúvida? Acesse a comunidade do Instituto Mauá no TwitterFacebook ou Orkut e envie suas perguntas!

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.