Já ouvi muitas pessoas falando sobre programas para recém-formados super interessantes onde ingressaram, seguiram carreira e hoje estão super bem no mercado de trabalho. Ok, mas o que são esses programas?

Trainee é o profissional que acabou de se formar e tem pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho. Grandes empresas no mundo corporativo criam programas para esse perfil profissional. Eles visam contratar o profissional em nível trainee ou júnior e treina-lo durante um período que, na maioria das vezes, está em torno de dois anos.

Esse é o problema. São dois anos ganhando um valor relativamente baixo comparado aos outros funcionários.

A vantagem é que ao término desse período, você está plenamente qualificado para exercer qualquer atividade em que você foi treinado e isso valoriza muito o profissional para a empresa.

“Mas você ainda não respondeu quando que vale a pena entrar em um programa desses!”

Quando você realmente tem pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, você estará competindo com muitos profissionais com muito mais experiência do que você. É uma competição injusta. Nesse caso, os programas trainee são muito interessantes pois muitos deles não analisam a experiência e sim as qualificações do profissional.

“Mas tem algum pré-requisito?”

Tem… Você tem que mostrar que sua faculdade não foi em vão fazendo uma prova básica de aptidão. Muitas vezes essa prova tem caráter classificatório.

Se você acabou de se formar, está desempregado e não tem muita experiência, busque um programa trainee porque vale a pena.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.