O carnaval está muito próximo, e já tem muita gente se preparando para tirar uns dias de descanso e viajar. O problema é que algumas vezes o momento que era para ser de relaxamento e diversão pode acabar se tornando uma dor de cabeça se você não estiver bem preparado, bem organizado.

O que levar numa viagem é um assunto muito pessoal, pois cada um tem seu próprio estilo e necessidade, contudo há algumas coisas básicas que eu posso compartilhar com você se você estiver meio perdido, precisando de uma mão amiga. Assim, separei algumas dicas para quem vai aproveitar este finalzinho de verão.

ferias

O que levar?

Analise cada item a seguir e faça um checklist com os itens pertinentes à sua viagem. Provavelmente vão ter itens aplicáveis à sua situação tanto quanto itens que não serão úteis.

Mochila

Não confunda isso com suas malas. Quando você viaja, é bom sempre ter algumas coisas a mão, e nada melhor do que uma mochila para colocar essas coisas, não? Além disso, a mochila é útil caso você fizer umas comprinhas durante a viagem e não quiser ficar carregando sacolas por aí, é útil também para colocar uma muda de roupa e protetor solar se você for para a praia.

Lembre-se de levar uma mochila que não seja nem pequena demais a ponto de você não conseguir carregar uma muda de roupa, protetor solar e um par de chinelos para a praia, nem grande demais a ponto de pesar nas suas costas e ficar incomodando.

Bolsa

Caso você opte por não levar uma mochila, ou por qualquer motivo não puder utilizar uma, se você for para a praia, para cachoeiras ou para um local com piscina, leve uma bolsa para carregar seus itens básicos. Existem muitas bolsas de nylon que são vendidas nessas lojas de esporte que são extremamente compactas quando vazias, e você pode carregar até mesmo no bolso da sua calça.

Protetor solar, labial e óculos de sol

Independente se você vai para a praia, piscina, cachoeira ou se não vai se banhar em lugar algum, se você for ficar em contato direto com o sol durante uma parte do dia, é importante que você tenha consigo um pouco de protetor solar e protetor labial. Ficar diretamente exposto ao sol em alguns períodos do dia podem causar doenças sérias, então não brinque com as probabilidades.

Não se esqueça de levar também um óculos de sol para proteger seus olhos da luz solar nos momentos mais claros e quentes do dia.

Roupa de banho

As roupas de banho incluem tanto a sunga/maiô/biquini quanto aquelas roupas que você usa por cima para se proteger do sol. Para os homens, lembrem-se então:

  • Sunga
  • Camisa bem fina e arejada
  • Short curto, bem fino e arejado
  • Boné

Para as mulheres:

  • Bikini e/ou maiô
  • Tanga
  • Saia
  • Camisa bem fina e arejada, ou um top também de malha fina
  • Chapéu

Lembre-se de não levar roupas em cores quentes, como o preto, azul-marinho e roxo. Busque sempre usar cores mais claras como o branco, amarelo claro, laranja claro, etc.

Outra coisa… Algumas pessoas também gostam de levar uma toalha para se secarem, outros gostam de se secar sozinhos. Se você preferir a toalha, não esqueça de colocá-la na sua mala.

Chinelos

Para mim, os chinelos são meio que um símbolo de férias e descanso. Não consigo me imaginar viajando para qualquer lugar sem meus chinelos. Se você vai para a praia, eles serão meio que necessários para não queimar os seus pés com a areia quente.

Calçados confortáveis

Em viagens que eu ando bastante, costumo sempre levar um calçado bem confortável para evitar dores desnecessárias nos pés, pernas e coluna. Já passei por maus lençóis por ter levado o calçado errado em uma viagem que passei o dia andando, não cometa o mesmo erro.

Roupa para o dia-a-dia

Além das roupas de banho, leve roupas para você usar no dia-a-dia. Afinal, o que você vai usar quando chegar da praia? Ou o que você vai usar de manhã quando acordar e quiser tirar o pijama? Você precisa de algumas mudas de roupa para essa finalidade.

Falando em pijamas…

Roupas de dormir

Existem pessoas que costumam dormir com suas roupas do dia-a-dia (camisa e bermuda, por exemplo) e existem pessoas que gostam de usar pijamas. Se você se enquadra neste último caso, não se esqueça de colocar na mala suas roupas de dormir.

Roupa íntima

Não se esqueça de levar pelo menos uma roupa íntima para cada dia que você for ficar fora, cuecas para os homens e calcinhas/sutiãs para as mulheres.

Roupa para sair

Carnaval não é só praia, certo? Existem inúmeros bares, baladas e blocos que são dentro da cidade, locais onde costuma se achar bastante diversão. Assim, não se esqueça de colocar roupas mais arrumadas para você ir para esses lugares. Para as mulheres, pode ser um simples vestido (mais curto se tiver mais calor), e para os homens uma calça ou bermuda de sarja com uma camisa polo.

Calçado para sair

Os calçados mais confortáveis costumam não serem os mais arrumados para sair. Se esse for o seu caso, para não ficar muito destoante das roupas de sair que você está levando, leve também um calçado que combine.

Remédios

Leve sempre uma cartela e cada remédios básico: anti-térmico, analgésico, antiséptico e band-aid. Se você toma algum remédio de forma contínua, ou está tomando algum remédio na época em que for viajar, não esqueça de levá-los também.

Higiene pessoal

Bom, aqui varia de cada pessoa. Tem pessoas que costumam sempre se ater ao básico, mas tem pessoas que costumam ter a bancada do banheiro cheia de produtos. Assim, a minha principal sugestão é para que você se atenha ao básico. Veja alguns itens básicos: sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, pasta de dente, escova de dente, lâmina de barbear, perfume e hidratante. 

Casaco

Eu costumo sempre levar um casaco nas minhas viagens. Seja apenas para me agasalhar se eu viajar de avião (o ar-condicionado dos aviões costumam ser bem frios), seja para uma frente fria que resolva aparecer bem no meio do feriadão. É sempre bom ter um agasalho por perto.

Guarda-chuva

Tal como o casaco, vale a pena se precaver de chuvas e levar um guarda-chuva. Nesse caso, quanto menor, melhor. Pode ser aqueles bem baratinhos que vendem em camelôs mesmo, o importante é estar protegido caso a chuva resolva aparecer.

Artigos pessoais

Bom, aqui entram os itens pessoais que você deve utilizar no decorrer da viagem. Veja alguns exemplos:

  • Carteira com documentos e dinheiro em espécie
  • Dois cartões de crédito (um de reserva para ficar no hotel e outro na sua carteira)
  • Maquiagem
  • Celular e carregador do celular
  • Câmera fotográfica e carregador da câmera (se ela não for a pilha)
  • Livros
  • Revistas

Bom, é isso, pessoal. Cada um vai ter uma necessidade diferente, mas com certeza alguns dos itens que citei nesse texto são comuns à maioria das pessoas. Comece a se organizar desde já e utilize-os para começar a fazer o seu checklist pessoal.

Não deixe para fazer tudo em cima da hora, senão você pode acabar esquecendo algo importante, hein? Bom feriado a todos!