Muitas vezes nós nos pegamos em uma situação financeira tão difícil que sentamos e nos perguntamos “Como eu cheguei à esse ponto?” e por mais que pensemos, nunca chegamos ao real motivo de tudo que é a analfabetização financeira.

Ter dinheiro não basta se você não sabe o que fazer com ele. Já vi muita gente que tinha muito dinheiro perder tudo da noite para o dia, ou pior… gastar tudo os poucos nem perceber. É preciso conhecer o que é dinheiro, como ele influencia nossa vida, como lidar com ele e o quê fazer com ele. É com essa proposta que o livro “Vamos falar de dinheiro?”, de Conrado Navarro, chega às prateleiras das maiores livrarias do país.

Informações gerais

livro-vamos-falar-de-dinheiro-02

Título: Vamos falar de dinheiro?
Autor: Conrado Navarro
Número de páginas: 240
Editora: Novatec
ISBN: 9788575221976
Faixa de preço: R$29 a R$40

Clique aqui para comprar esse livro no Submarino

Por que falar sobre dinheiro?

Você se imagina sendo eficiente em alguma atividade no seu trabalho sem você conhecê-la bem o suficiente? Se você não sabe como fazer, o que você faz? Busca conhecimento. Como? Livros, pessoas, internet, etc. Com dinheiro é a mesma história!

Praticamente todos nós temos o objetivo de ganhar mais, mas poucos sabem como fazê-lo. Quem sabe normalmente torna o assunto “dinheiro” parte integrante do seu dia-a-dia conversando sobre ganhos, perdas, métodos, novas possibilidades e modalidades de investimentos, ações em alta e em baixa, etc. A primeira vista parece complicado, mas depois que você começa a entender o básico e começa a ver resultados, a tarefa se torna muito fácil e agradável.

Endividamento: Como resolver e como fugir

Infelizmente as dívidas são realidade na vida de 84% dos brasileiros e a principal alegação para isso é que “não sobra dinheiro no final do mês”. Se você faz parte dessa grande massa, você já parou para analisar o motivo de não sobrar nada?

Não sobrar dinheiro no final do mês não é uma causa e sim uma consequência. Com isso em mente, o livro nos fala um pouco sobre as origens do endividamento e nos guia de forma bem didática na árdua tarefa de quitar as nossas dívidas através de questionamentos, reflexões e dicas bem intuitivos.

Uma aula de iniciação à investimentos

Você investe o seu dinheiro? Se sim, aonde? Muitas pessoas afirmam que são investidores, quando na verdade não sabem o que estão fazendo e muito provavelmente irão perder seu suado dinheiro muito em breve. Para investir, temos que conhecer e esse livro nos dá uma aula sobre esse assunto!

  • Qual é o seu perfil de investidor?
  • Como respeitar os meus desejos aquisitivos e ainda assim investir?
  • Carros podem ser considerados investimentos e patrimônio? E imóveis?
  • Como fazer o dinheiro trabalhar para mim?

Esses e outros tantos questionamentos irão lhe guiar no aprendizado do mundo dos investimentos de forma bem prática, lhe mostrando a sua realidade e te ajudando a atingir seus objetivos da maneira correta.

A economia brasileira e a sua influência no nosso dia-a-dia

Se quisermos conhecer a fundo sobre o dinheiro que nos cerca, é preciso conhecer alguns conceitos básicos da economia. Por exemplo, você sabe o que é inflação? O que é taxa selic? Quais são as diferenças nos tipos de câmbio (paralelo, comercial, turismo)? Tudo isso é explicado de forma bem didática e com exemplos práticos na nossa vida. Com certeza ao terminar de ler esse livro você saberá responder a todas essas perguntas e terá capacidade de ser um investidor muito melhor!

Avaliação final

Esse excelente livro nos guia através do mundo das finanças explicando assuntos complexos de uma forma muito simples de entender. Os questionamentos levantados ecoam na minha mente dia após dia e os ensinamentos que aprendi com essa leitura estão tão bem fixados na minha vida que posturas que no passado eu tinha igual à minha esposa, hoje não tenho mais (e ela já percebeu isso! =D).

Se você está querendo mudar a sua vida financeira esse é o livro ideal para você!

  • Linguagem e narrativa: 8,5
  • Exemplos práticos: 9,5
  • Temas abordados: 10
  • Preço: 8,5
  • Média: 9,0

Promoção? Denovo?

Sim, nós do Produzindo estamos querendo colaborar ao máximo para que todos vocês aprendam mais sobre educação financeira e vamos sortear um exemplar do livro gentilmente oferecido pelo seu autor, Conrado Navarro, e a editora Novatec.

Para participar basta deixar um comentário nesse artigo até o dia 15 falando o por quê você deveria ganhar esse livro. A melhor resposta irá ganhar um exemplar do livro.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

16 Responses

  1. Wendell

    Eu gostaria de ganhar o livro pois estou naquela fase de transição de "adolescente para adulto", começando a trabalhar, ganhando meu dinheiro e cheio de planos pro futuro (casa própria, casamento, investimentos, etc), e acredito que esse livro, escrito pelo autor de um dos blogs de finanças mais respeitados da blogosfera , pode me ajudar muito nessa empreitada!

  2. Wagner de Oliveira

    Eu preciso ganhar o livro pois além de estar construindo a casa própria… existe um herdeiro a caminho… logo, além dos gastos maiores que os orçados em uma obra, um filho requer muito planejamento e organização. :)

  3. Aureo Vilas Boas

    Mereço ganhar o livro, embora seja leitor assiduo do blog Dinheirama desde meados de 2007, decorei muitas de suas idéias e palavras, o que possibilitou a mim e namorada, através de atitudes inteligentes, nos livrarmos de TODAS as nossas dividas em menos de 60 dias.
    Nos conscientizamos desde então do poder da negociação, da diferença entre economizar e investir, e tb da importancia de ter os juros compostos a nosso favor, e queremos ter o livro desse blog que tanto nos ensinou, como nosso melhor livro de cabeceira.
    Certamente o teremos
    De novo obrigado a Conrado, Bernardo, Ricardo e equipe Dinheirama!

  4. aureo vilas boas

    Embora seja leitor assiduo do blog Dinheirama desde meados de 2007 e já tenha praticamente decorado os posts, mereço ganhar esse livro, para tê-lo como livro de cabeceira.
    O site Dinheirama muito auxiliou a mim e namorada, a nos livrarmos de TODAS nossas dividas, em menos de 60 dias e desde então temos acompanhado cada vez mais, as informações sobre educação financeira.

  5. paty karoll picardi

    Muito do que aprendi foi lendo o site do Conrado Navarro e equipe, aprendi a negociar todas as minhas dividas e tb a economizar e investir com disciplina, usando o poder dos juros compostos a meu favor. Quero muito ter esse livro em minha biblioteca financeira, e poder auxiliar familia e amigos com todo esse aprendizado.

  6. Fábio Henrique Araújo

    Olá Bernardo,

    Acho que mereço ganhar este livro, porque agora mais do que nunca estou sentindo na pele o que é precisar “fazer chover grana”, nunca tive rendimentos poupudos, mas também não tinha muitas despesas, então as coisas iam aos pouquinhos, mas a vida me colocou num impasse e “mandou” eu decidir que caminho tomar.

    Tomei o menos conveniente para mim, mas o que achei ser o mais correto com meus princípios. Pareço vago, mas mesmo falando de forma genérico, acho que é fácil imaginar do que estou falando. Sair do comodismo da roupa lavado, da comidinha pronta e encarar o mundo lá fora, com um agravante (se é que assim posso chamar este presente que Deus), encontrei a pessoa da minha vida, mas como “rapadura é doce, mas não é mole não” ela estava numa situação financeira bem mais complicada que a minha.

    Enfim, acho que já deu pra sentir o peso da coisa. Estou buscando me familiarizar com tudo relacionado a economia, finanças e investimentos, porque agora é à vera! Este livro vai me ajudar bastante.

    Grande abraço

    Fábio Henrique

  7. Fátima Alves

    boa tarde,
    gostaria de ganhar este livro porque a situação está tão difícil que não tenho dinheiro para compra-lo. preciso aprender a gostar de dinheiro e investir, parece que detesto dinheiro, gastei tudo o que tinha e o que não tinha, afastando-o de mim.

    forte abraço.

    Fátima

  8. Paty karoll

    Gosto muito de finanças e junto de meu namorado, temos tomado medidas quanto a sanar nossas dividas e viver de maneira mais livre. Sei que não é facil mas insisto em dizer que vale a pena. Inadianta dizer que não gosta disso ou daquilo, ainda mais que precisamos para toda a vida e já que é assim, que tal tornarmos amigos do nosso proprio dinheirinho?
    Ganharei esse livro.

  9. Vitor Henrique

    cara perdi mais uma promoçao !!
    o artigo me deixou com vontade ler o livro e aprender mais sobre economia e finanças
    começei a pouco tempo a morar sozinho , mas sou financiado pelos meus pais, mas ja quero ir aprendendo dicas pra qnd estiver por conta propria

  10. Lucas Rossi Ochini

    O livro está perguntado "Vamos falar de dinheiro?". Eu respondo que "sim, vamos!", porque acredito que, juntos, poderemos ter uma boa conversa. Tenho muita sede de informação, além de muitas dúvidas e curiosidades com as quais tenho certeza de que ele vai poder me ajudar.

  11. Jorge Rangel

    A maioria dos brasileiros não sabem usar o dinheiro que ganham,eu sou um deles,visto que o que ganhamos é puco, e a cada mês vemos nosso poder quisitivo diminuir,nos desesperamos e nesse momento tudo acontece,empréstimos consignados;cheque especial;empréstimos pessoais e muitas vezes até agiotas,precisamos realmente aprender a usar o que ganhamos,não queremos o peixe,queremos a chance de pescar e lógico uma dica onde tem peixe.

  12. Cristiane Lima

    Olha eu preciso muito, ele será na minha vida, uma mudança geral, uma virada eu creio, pois eu tenho, 38 anos, tenho 3 filhos já moços, e sou corretora, uma excelente por sinal, ao contrario da maioria que diz, nossa janeiro é horrivel, dezembro é horrivel, as vendas só começam depois do carnaval, eu vendo bem todos os meses, não existe pra mim datas ou meses que me prejudicam, e sim minha vontade , minha disposição, e eu sempre vendo bem , minha disposição é ótima, gosto do que faço.
    Só que tenho essa grande barreira, não consigo administrar o que eu ganho, e isso me deixa louca, meus filhos estão virando homens e eu não sei como ensina-los, a ter disciplina financeira, e nisso eu ainda não consegui,mais sei que posso ser, acredito muito.
    mais quero uma coisa que realmente me ajude e me liberte desse bloqueio, porque, não tenho, uma casa propria, um carro quitado, e não consigo ajudar meus filhos a pagar uma faculdade, como pode isso?
    e detalhe, não sou uma mulher que gosta de loja e de shopping, não deslumbrada com o mercado feminino e muito menos modista, definitivamente , preciso ver o que me acontece.
    muito obrigada. até breve.

  13. aires

    gostaria de ganhar este livro para me tornar um grande administrador dos meus recursos financeiros pois ate hoje com toda minha idade não aprendi a trabalhar com o dinheiro