Para a maioria das pessoas, estudar é uma atividade muito chata. Você já parou para pensar o porquê disso?

Isso é um problema grave pois hoje em dia muitas profissões (como por exemplo, médicos e profissionais de informática) exigem que os profissionais mantenham-se constantemente atualizados com vários tipos de informação. O mundo evolui e as idéias antigas se atualizam para idéias novas. Quem não se atualizar sai perdendo para muitos outros profissionais.

Semana passada, comentei em um outro artigo que um importante passo para solucionar um problema é descobrir qual é a sua origem. Você sabe qual é a origem dessa nossa “birra” com os estudos?

Creio que a origem principal dessa repudia (para muitos essa palavra não é pesada, acreditem) se encontra na nossa infância e adolescência. Naquela época, estudar era sinônimo de deixar de brincar para fazer uma atividade que nossos pais nos obrigavam a fazer. Porque nos obrigavam? Porque brincar era muito mais gostoso do que ler livros e se dependesse de nós, nem dever de casa faríamos. =)

Salvas exceções, foram muitos anos com esse mesmo pensamento, coisa que acabou por impregnar essas idéias na nossa personalidade.

Com a origem do problema identificada, cabe a nós saber e entender que isso é tudo coisa da nossa cabeça. Os tempos de infância e adolescência se foram e agora nós precisamos trabalhar para viver. Lembre-se que, como eu disse mais acima, muitas profissões exigem que os profissionais mantenham-se constantemente atualizados com vários tipos de informação. Cuide de si mesmo e do seu futuro profissional. Trabalhe esse sentimento dentro de você e mãos a obra.

“Falar é fácil, né?”

Não, não é fácil. E justamente por isso eu gostaria de compartilhar com vocês um artigo muito interessante que o leitor Ribamar nos enviou. Recentemente ele enfrentou problemas ao tentar fazer seus filhos estudarem. Suas táticas e métodos não funcionavam.

Para resolver o problema, fez uma busca na internet e coletou várias informações sobre como motiva-los. As informações foram compiladas e um interessante artigo acabou surgindo. A temática do artigo gira toda em torno de como estudar com eficiência. É um ótimo artigo e completa bem o que eu disse acima. Clique aqui para acessá-lo.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

7 Responses

  1. Daniel Docki

    Meu grande problema nos estudos é a concentração…qualquer coisa me distrai, qualquer mesmo…e isso arruína meus estudos, ainda mais agora que to aprendendo php/mysql…e tenho que revirar a internet…e dai o msn,xchat e skype resolvem aparecer…ai meu deus….dai desligo tudo, mas me parece que se eu não ter aquilo ligado vai me dar um treco…hehehehe

  2. Daniel Schaeffer

    Olá Bernardo, em primeiro lugar parabéns pelo Blog, eu costumo acompanhar sempre os novos artigos. Aproveitando o assunto abordado gostaria de informar que publiquei em meu Blog um artigo com 8 dicas para estudar com qualidade que serão úteis para todos.

    Um forte abraço e sucesso.

    • Bernardo Pina

      O NossaVia está em manutenção e em breve estará de volta. Já o site do RibaFS, realmente saiu do ar e levou o conteúdo consigo. =/

  3. Claudinei

    RifaFS saiu do ar!
    Alguem tem o artigo sugerido! Gostaria muito de saber mais.
    Abraço