Ou melhor, você gostaria de comprar uma ação em uma bolsa de valores cujo seu valor é influenciado pela opinião pública a respeito de um determinado político?

O mercado financeiro tem uma importância muito grande para o futuro do Brasil. É através dele que entram os investimentos que mexem com a economia, ampliam as oportunidades de emprego e propiciam resultados sociais muito importantes para o bem-estar das pessoas. Da mesma forma, o mundo político tem um papel fundamental no futuro de cada um, pois, numa democracia,é nele que se encontram as pessoas que dirigem uma nação.

Misturando esses dois agentes transformadores, a corretora Souza Barros, em parceria com a agência LiveAd, irá lançar nessa próxima terça-feira, dia 09/03/2010, a BOVAP – Bolsa de Valores Políticos.

Com a idéia de ampliar a discussão política no Brasil, o projeto se trata de um home broker (sistema de negociação de ações) que irá permitir a compra e venda de papéis que representam a opinião pública sobre diversos políticos que irão participar das eleições esse ano. Todas as negociações serão feitas usando-se uma moeda fictícia chamada UVP – Unidade de Valor Político. Ou seja, você não precisará pagar NADA para participar e comprar ações dos seus políticos preferidos.

É importante ressaltar que a BOVAP não tem nenhuma associação com nenhum político ou partido, a idéia é realmente envolver as pessoas em uma discussão para gerar em todos uma maior conscientização política

Políticos disponíveis para compra

A escolha das personalidades políticas inicialmente disponibilizadas para compra, foi feita levando em consideração algumas pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República e para os Governos dos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo, realizadas pelos principais institutos de pesquisas do país.

É claro que entrarão novas personalidades na disputa, o que irá acarretar no lançamento de alguns IPO’s (Initial Public Offer, ou Oferta Pública Inicial) e esquentar as cotações da BOVAP.

Um treino para a vida real

Se você está pensando em começar a investir na bolsa de valores real, a BOVAP, além de lhe ajudar a formar consciência política, irá lhe ajudar a entender os principais conceitos de investimentos em ações sem que você perca o seu dinheiro por ter apostado em uma ação que acabou dando prejuízo.

Para finalizar, essa é uma excelente oportunidade para ser um cidadão melhor, discutindo e ponderando sobre quais serão os candidatos mais indicados para ganharem o nosso voto mais para o final do ano.

Agora eu vou ali comprar os meus primeiros papéis. Encontro você lá!

One Response

  1. Lorivaldo

    Estou participando do Futex. É quase igual ao Bovap só que é de futebol.
    Você pode negociar ações de times de futebol do campeonato brasileiro.
    O site é http://www.futex.com.br