É isso mesmo que você leu, as mudanças são tão grandes que fazem alguns velhos aplicativos parecerem aplicativos completamente novos. Simplesmente não parecem o mesmo programa, parecem algo totalmente diferente, totalmente novo. Veja abaixo as principais mudanças.

windows-7-04

Windows Media Player

Uma das grandes novidades aqui é a grande quantidade de novos codecs que passaram a ser suportados. Temos suporte a MPEG-4, 3GPP/3GPP2, AAC, AVI, AVCHD, HDV e muito mais.

Se você gosta de ter acesso à sua biblioteca de arquivos de mídia através de outros computadores, você pode habilitar o recurso de Streamming para computadores da mesma rede e controlar o Windows Media Player remotamente a partir de outro computador. Ou seja, se você deixou algumas músicas tocando no computador da sala enquanto você trabalha no seu notebook no quarto, você pode controlar as músicas que estão tocando no computador da sala a partir do seu notebook.

Melhor do que isso é o Streamming via internet. É isso mesmo que você está pensando, com esse novo recurso é possível você compartilhar as músicas do seu computador com o seu Windows Live ID e acessá-las de qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet. Esse último recurso me veio muito a calhar…

Windows Explorer

Bom, a minha impressão é que simplesmente funciona melhor do que a versão que acompanhava o Windows Vista. Quando você seleciona um arquivo, na barra de status aparecem mais informações do que costumava aparecer em todas as outras versões e ainda assim conseguiram não tornar essa barra de status em um monstro que atrapalha o visual e a fluidez do programa.

Temos também as visualizações de arquivos de mídia na barra lateral direita com um player que infelizmente não consegue (ainda) tocar todos os tipos de mídia que o Windows Media Player suporta. É, nem tudo são flores.

Internet Explorer

Bom, quem me acompanha no Twitter (@bernardopina) sabe que eu passei por vários problemas utilizando o Internet Explorer logo quando comecei a usar o novo sistema. O programa travou várias vezes em várias ocasiões e situações diferentes. Eu simplesmente desisti de usá-lo e passei a usar o Firefox.

Apesar de eu recomendar você a fazer o mesmo, para quem ainda quer insistir em tentar usar o Internet Explorer, há algumas semanas foi lançado um pacote de correções que prometia solucionar os problemas de travamentos constantes. Os testes que eu fiz usando o IE por um dia inteiro mostrou que realmente os problemas foram corrigidos, mas o estrago já estava feito e eu continuei usando o Firefox.

Outros programas menos importantes…

Podemos notar outros dois programas que são relativamente bem usados e que também foram melhorados.

O primeiro deles é o Microsoft Paint. Apesar de ainda não ser um aplicativo completo para edição de imagens, algumas novas funcionalidades irão deixar os entusiastas mais animados tal como a possibilidade de usar (não criar) os shapes e brushes existentes.

Outro aplicativo atualizado foi o WordPad. Sem muitas mudanças por aqui, mas contamos com uma nova barra de ferramentas com um estilo que se assemelha à barra de ferramentas do Office 2007. Simples e cumpre exatamente o que promete.

-

Bom, esses são as novidades que achei que valiam a pena serem comentadas sobre os aplicativos que existem no Windows 7. Se você tem alguma coisa a acrescentar, não deixe de deixar um comentário logo abaixo!

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

3 Responses

  1. Claudinei Costa

    O impressionante no Wordpad é que o mesmo consegue abrir arquivos .DOCX e também .ODF.
    Coisa que nem o próprio Word 2007 faz ainda.

    Abraços.

  2. Maxwell

    Eu estou bastante satisfeito com o Win 7. Mas só vou instalar em todas as máquinas após a resolução de alguns problemas de incompatibilidade. O utorrent por exemplo não funciona corretamente.